|

Favorito no Campeonato Mineiro, Atlético busca feito que inalcançado há mais de 40 anos

Favorito para a conquista do Campeonato Mineiro, o Atlético busca um feito que ninguém alcança há mais de 40 anos. Isso porque, caso levante a taça nesta temporada, o Galo será pentacampeão, algo que não acontece em Minas Gerais desde 1982.

A última sequência de cinco troféus para o mesmo time no Mineiro foi conquistada pelo próprio Galo, entre 1978 e 1982. Na ocasião, o Atlético ainda emendou um sexto caneco, em 1983. 

Com o elenco mantido e, até o momento, apenas o reforço de Gustavo Scarpa, o Galo inicia sua caminhada no Campeonato Mineiro na próxima quarta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), contra o Patrocinense, em Patrocínio.

Manutenção do elenco é o principal reforço

Para chegar a esse feito, o principal reforço do Atlético para 2024 foi a manutenção do elenco atleticano. Claro que a chegada de Gustavo Scarpa, único reforço até o momento, é impactante, mas manter todos os titulares de 2023 para este ano é fundamental para ter um time competitivo.

Entre os jogadores que Felipão tinha na temporada passada, até o momento ele perdeu apenas o zagueiro Réver, que se aposentou, e o meia Hyoran, que não teve o contrato renovado. Ambos, vale ressaltar, eram reservas com o comandante do Galo.

Sendo assim, a base do elenco de 2023 é a mesma. A única grande mudança, por motivos óbvios, será no meio-campo com a entrada de Scarpa, que deve ganhar a posição de Igor Gomes e compor o setor com Otávio, Battaglia (Alan Franco) e Zaracho.

Na defesa, a disputa pelas duas posições na zaga segue acirrada entre Jemerson, Igor Rabello, Mauricio Lemos e Bruno Fuchs. No ataque, por outro lado, não há disputa e Hulk e Paulinho estão garantidos no setor ofensivo.

Mesmo após a chegada de Scarpa, é importante lembrar, o Galo segue no mercado em busca de reforços para a temporada. O setor visto como principal foco no momento é o setor ofensivo, principalmente para os lados do campo.

Neste cenário, surge a possibilidade de contratação do atacante Bernard, ídolo da torcida atleticana e atualmente no Panathinaikos, da Grécia. As partes já conversam para tentar costurar um acordo, mas não têm pressa. A expectativa é que o desfecho ocorra positivamente até junho, quando se encerra o contrato do brasileiro no clube grego.

A ideia é ter uma opção com qualidades de velocidade e drible. Neste momento, no elenco atleticano, Paulinho e Pedrinho são os que mais se aproximam destas características. Pavón também pode cair pelos lados, mas não foi muito utilizado por Felipão.

Vale lembrar que o contrato de empréstimo de Pedrinho se encerra no final de junho deste ano.