|

Noite de reencontros marca duelo entre Santos e Atlético; confira o retrospecto e principais informações do confronto

O Santos recebe o Atlético na Vila Belmiro nesta quarta-feira (9), às 21h30. A partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro marca o reencontro de Cuca com o Atlético e de Jorge Sampaoli com o Santos.

O treinador, hoje santista, foi o responsável pela conquista da Libertadores de 2013 do Atlético. Uma vez que, considerado um dos maiores treinadores do clube mineiro, Cuca comandou o Galo em 153 partidas, com 80 vitórias, 34 empates, 39 derrotas e um aproveitamento de 59,7%.

Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Sampaoli, por sua vez, hoje presente na área ténica do Galo, passou pelo Santos em 2019. O argentino ficou um ano a frente do Peixe e apesar de não ter conquistado nenhum título, montou um dos melhores times do país. Em 63 partidas vestindo a camisa do alvinegro, o treinador venceu 35, empatou 13 e perdeu 15, somando um aproveitamento de 62,4%.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O atacante Eduardo Sasha também reencontra o ex-clube nesta quarta-feira. Artilheiro do Santos no Brasileirão de 2019, Sasha chegou a Belo Horizonte para assinar com o Galo em agosto e com 5 jogos com a camisa do alvinegro, já soma dois gols.

Imagem: Pedro Souza/Atlético

RETROSPECTO 

De acordo com o portal Galo Digital, Santos e Atlético já se enfrentaram 100 vezes em sua história e é o alvinegro de Minas quem leva a superioridade nos números. O Galo coleciona 39 vitórias, 36 derrotas e outros 25 empates; são 141 gols pró e 144 contra.

Pelo Campeonato Brasileiro, foram 64 duelos e o clube mineiro também garante uma leve vantagem. São 26 vitórias, 15 empates e 21 derrotas. 94 gols foram pró Atlético e 81 pró Santos. 

No entanto, em Santos a superioridade é amplamente dos donos da casa. Em 26 oportunidades, o Peixe superou o Atlético em 16 delas. São 7 empates e apenas 3 vitórias do Galo. 32 gols pró time mineiro e 59 gols contra. 

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES 

O técnico Cuca deverá ter pelo menos nove desfalques para a partida desta quarta-feira. Lucas Veríssimo, Luan Peres e Alison cumprirão suspensão. Luiz Felipe, Anderson Ceará, Jean Mota e Renyer estão em recuperação no departamento médico. Ademais, Raniel e Kaio Jorge foram diagnosticados com a Covid-19 e também ficam fora do duelo. 

Provável Santos: João Paulo, Pará, Alex e Wagner (Madson ou Jobson), Felipe Jonatan, Diego Pituca, Jobson, Carlos Sánchez, Marinho, Soteldo e Marcos Leonardo (Arthur Gomes). 
Técnico: Cuca 

Assim como Cuca, Sampaoli também tem desfalques para o jogo na Vila. O zagueiro Réver, por conta de uma gripe fica em Belo Horizonte. Nathan (transição física) e Tardelli (departamento médico) também são outras baixas do time do Atlético; em contrapartida, Guilherme Arana, poupado na última rodada contra o Coritiba, deve retornar a equipe titular. 

Provável Atlético: Rafael, Mariano (Guga), Igor Rabello, Junior Alonso, Guilherme Arana, Allan, Jair, Allan Franco, Savarino (Hyoran), Keno (Marquinhos) e Sasha. 
Técnico: Jorge Sampaoli 

Por fim, apita na Vila Belmiro, Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha. O VAR fica por conta de Carlos Eduardo Nunes Braga.