“A CAMISA RUBRO-NEGRA SÓ SE VESTE POR AMOR”

Alguns clubes Europeus, trocam seus hinos com o decorrer dos anos, no entanto, os hinos dos clubes não são apenas palavras escritas por compositores para venda de discos por exemplo. Há toda uma história por trás de cada estrofe.

Falando do hino do Furacão, criado no de 1930, após o Rubro-Negro conquistar o bicampeonato Paranaense em victo daquele ano. O autor da frase tão amada e repetida por todo Atleticano, “A CAMISA RUBRO-NEGRA SÓ SE VESTE POR AMOR”, foi inventada por Zinder Lins, ponta direita da equipe atleticana.

Com uma identificação muito grande com o Rubro-Negro, o então ponta direita Zinder Lins fazia sua história dentro e fora de campo. No Paranaense de 1929, foi um dos melhores jogadores, marcando gols em importantes jogos. Já em 1930, no bicampeonato, foi o autor de um dos gols da vitória sobre o Coritiba, por 3 x 2.

Para comemorar o feito, Zinder Lins mostrou suas habilidades fora dos gramados e criou alguns versos para homenagear o Atlético Paranaense pelo título. Na época, era comum as conquistas serem lembradas com versos e músicas ao ritmo de tango. Porém, o jogador atleticano escreveu uma letra, que não fazia uma referência direta ao bicampeonato e que poderia ser utilizada em outras conquistas. A música logo caiu no gosto popular e foi entoada em diversas oportunidades pela torcida e pelos jogadores, como nos títulos de 1934, 1936, 1940 e 1943, quando foi oficializado pelo presidente Manoel Aranha.

No início, alguns versos eram diferentes, mas o refrão que tanto amamos, permaneceu até os dias de hoje.

“Atlético, Atlético!
Conhecemos o teu valor
E a camisa rubro-negra
Só se veste por amor!”

 

Zinder, jogou durante mais de 15 anos no Furacão e conquistou cinco títulos com a camisa rubro-negra. Faleceu em 27 de julho de 1990, aos 80 anos. Mas deixou a todos nós atleticanos nosso hino. E que ninguém mexa em nossa história, que ninguém mexa em nossas raízes. Pois só quem é atleticano para entender o que significa cada frase que compõe o HINO DO FURACÃO!

ATLÉTICO, conhecemos teu valor!