Joaquim Américo Guimarães nascido em Paranaguá a 4 de novembro de 1879. Filho do
Grande desportista e com idéias ousadas para a época, Joaquim Américo fundava em 22 de maio de 1912, o Internacional Foot-Ball Club. O que isso tem a ver com o Atlético Paranaense? Quase tudo, para não dizer, toda história do Rubro-Negro.
No início dos anos 10 do século passado, alugou por um período de dez anos da família Hauer a chácara no Baixadão do Água Verde, disposto a construir no local o primeiro estádio de futebol do Paraná. Dois anos depois, decidiu construir as primeiras arquibancadas no campo, para garantir maior conforto aos presentes.
Joaquim Américo foi vereador de Curitiba e um grande amante dos esportes. Além do hipismo e do futebol, dedicou-se também ao beisebol, ao basquete e ao críquete.
Grande administrador, Joaquim Américo conseguiu, em pouco tempo, transformar o Internacional num dos principais clubes do Estado.
Em 1914, descontentes com a condição de time reserva, alguns componentes decidiram se desvincular do Internacional, fundando o América Foot Ball Club. As duas agremiações seguiram caminhos separados até 1924, transformando-se em dois dos mais tradicionais clubes de Curitiba.
Em 26 de março do mesmo ano, acontecia a fusão entre Internacional e América, que deu origem oficial ao CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE.
No dia 30 de agosto de 1917, Joaquim Américo Guimarães morreu, prematuramente. Não teve tempo de intermediar as negociações para a união de forças entre americanos e internacionalistas.
Depois de muitas ameaças de perder a casa, em 1933 o Atlético se tornou, definitivamente, proprietário do terreno no Água Verde. Um ano depois, a praça esportiva, que até então era chamada apenas de “Campo da Buenos Aires” ou “Baixada do Água Verde”, ganhou o nome de “Estádio Joaquim Américo Guimarães”, numa homenagem ao seu idealizador.
Hoje, a Arena nada lembra o primeiro estádio construído por Joaquim Américo, e foi “rebatizada” de Estádio Atlético Paranaense. Porém, apesar de toda infra-estrutura, mantém características idealizadas por seu criador: “é o templo sagrado dos apaixonados torcedores atleticanos”.
ATLÉTICO, conhecemos teu valor!
Galo pagará ao Al-Ahli 6,5 milhões de euros + 1,5 milhão de euros em metas (consideradas fáceis pelo time árabe).
O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0, neste sábado (26), no estádio Allianz Parque, pela 17ª rodada do…
O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0, neste sábado (26), no estádio Allianz Parque, pela 17ª rodada do…