Bahia comemora 90 anos de história
Em um encontro casual no Jokey, em Salvador, ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis, junto com um da Associação Atlética do Bahia, discutiram a formação de mais um clube de futebol na Bahia. Quatro dias depois, uma reunião com mais de 70 pessoas, sendo a maioria ex-atletas da AAB e do Baiano, se reuniram com o objetivo de decidir o rumo do novo clube. Sendo assim, no dia 1 de janeiro de 1931, foi fundando o Esporte Clube Bahia, o clube nascido para vencer.
No ano de 1931, em 22 de março, O Bahia estreia no estadual e consegue seu primeiro triunfo na competição. Em abril, faz seu primeiro jogo internacional, no Uruguai, contra o Sud América. No mesmo ano, em outubro, o esquadrão de aço disputa sua primeira partida intermunicipal, conseguindo o triunfo por 5 a 4, contra o Vitoria de Ilhéus. Já no mesmo mês, também faz sua primeira partida fora do estado, em Aracaju, diante do Sergipe.
Ainda no mês dez, o time consegue conquistar seu primeiro título estadual, com a vantagem de duas rodadas antecedentes, sem entrar em campo. Em busca da invencibilidade, entra em campo, no dia 15 de novembro conseguindo um empate, com gol aos 33 minutos, e se torna campeão invicto.
No dia 10 de dezembro de 1959, contra o Santo de Pelé, com um gol a mais, o tricolor se torna o primeiro clube a conquistar uma competição nacional, a Taça do Brasil de 1959. Se tornando também, o primeiro representante brasileiro a participar de uma edição de Libertadores, em 1960. O tricolor baiano, em 1988, conquista seu segundo título brasileiro, derrotado um time do sul, Internacional. O clube ainda foi vice-campeão brasileiro duas vezes, em 1961 e 1963. Ainda nesse mesmo ano, garantiu vaga na Taça Libertadores da América de 1989, chegando às quartas-de-final, apesar de não ser campeão, se tornou o único clube do Norte-Nordeste a alcançar essa fase da competição.
Até o ano de 1980, o Bahia já tinha conquistados 46 títulos estaduais, contra 28 de seu principal rival, o Vitória. No torneio dos campeões de 1982, evento organizado pela CBF e que reunia os maiores clubes do Brasil na época, o Bahia conseguiu chegar à semifinal.
Entre altos e baixos, em 1997, o tricolor cai para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, ficando lá por quatros anos, só conseguindo retorna a elite da competição em 2000, graças á Copa João Havelange.