Barça: saiba dos últimos acontecimentos na Espanha e como eles interferem no futebol

Não é novidade para ninguém os acontecimentos que tem tomado conta da Espanha nos últimos dias e principalmente durante este fim de semana.

A causa polêmica pela independência da Catalunha, apesar de antiga, veio à tona nos últimos dias, já que, a votação para aprovação do referendo da independência catalã aconteceu no último domingo (1), mesmo dia em que o Barcelona estaria entrando em campo contra o Las Palmas, pela sétima rodada da La Liga.

Foi um domingo extremamente conturbado e cheio de apreensão na Espanha. Chegou a gerar dúvidas se o Barcelona ia ou não jogar, os danos que isso causaria e as perguntas sobre o que mudaria no futebol do Barcelona, no caso da Catalunha se tornar independente. Com todas as notícias, o Barça acabou jogando e você pode conferir o resumo do jogo aqui.

 O dia terminou com 90% de aprovação para a independência catalã, que poderia até ser concretizada nesss próximos dias , isso porque o presidente catalão Carles Puigdemont avisou que dará sequência aos procedimentos necessários para isso. Toda essa questão política, leva os torcedores ao questionamento no mundo esportivo.

Em uma outra matéria, colocamos alguns fatores que afetariam a equipe, no caso da concretização de independência, nesse post.

Agora que a votação de fato aconteceu, as possibilidades ficam ainda mais questionáveis no Barcelona e nas seleções da Espanha, essa mesma Espanha acabaria perdendo três titulares e um reserva, os catalães estaria com um conjunto não tão agradável no ataque, mas ainda sim, teriam uma boa equipe. Essas questões ganharão mais forma a medida que as questões políticas forem resolvidas e a medida que as decisões começarem a ganhar forma.

Nesta quarta (4), o zagueiro Piqué concedeu uma entrevista e colocou todas as suas opiniões na mesa, falou sobre o sentimento  com tudo que tem acontecido e se expôs de maneira corajosa. Piqué vem enfrentando ao longo dessa semana vaias, e ódio na internet, isso tudo por ter se manifestado durante a votação e ter se oposto à violência da polícia com o povo durante os protestos. Ele explicou que é a favor de que os catalães possam votar se querem ou não se separar da Espanha, mas em momento algum falou sobre seu voto.

Piqué concede entrevista em Las Rozas. (Foto: Reuters)

“Eu creio que um atleta pode ser independentista e pode jogar pela seleção. Não há uma seleção catalã, por exemplo, e (um independentista) não está necessariamente contra a Espanha. Há muitos catalães que são separatistas porque querem ter seu próprio país, não porque tem algo contra a Espanha. E, se você não tem nada contra a Espanha, por que não poderia jogar pela seleção espanhola?”, questionou.

E mesmo depois do presidente do Barcelona, Bartomeu, ter deixado claro os porquês do último jogo ter sido de portas fechadas, em sinal de protesto, a imprensa não para de questionar o clube, quem tem como símbolo, ser “Més que um club.”. Fato é que, as campeonatos  que o Barça poderá disputar ainda são uma incógnita para todos. Diversas possibilidades já se abrem para os blaugranas, como disputar ligas de outros países, e uma das interessadas em receber os catalães é a Premier League inglesa.

O técnico do Arsenal, Wenger também disse acreditar que “é possível” que os catalães sejam convidados para disputar a liga britânica, mas salientou que acha que isso “dificilmente irá acontecer”.

Mas o clube blaugrana não seria o único prejudicado. A Uefa também só tem muito a perder com uma eventual secessão, já que o novo país precisaria se filiar à entidade, e o Barça, esperar algum tempo para voltar à Liga dos Campeões da Europa, que sofreria queda de audiência e de interesse com a ausência de uma de suas estrelas e de uma grandiosa torcida.

Estudantes carregam bandeira da Catalunha em protesto em Barcelona. (Foto: PAU BARRENA / AFP)

Nos resta apenas esperar o desenrolar dessa semana, para que, com o veredito sobre o referendo, as possibilidades comecem a surgir no meio futebolístico.