Conheça o novo atacante do Barcelona, Paco Alcácer

Keylor Navas já é freguês do novo reforço culé.

A longa espera pelo “9” que fecha o elenco do Barça terminou, e o nome escohido não poderia ser mais promissor: Paco Alcácer. O ex-jogador do Valência já foi visto fazendo exames médicos na Catalunha e o anúncio de sua contratação é questão de horas.

Mas o que esperar do jovem centroavante espanhol? Será que vale o investimento de 30 milhões de Euros (108 milhões de reais)? Preparamos uma análise completa para você conhecer tudo sobre o novo jogador culé!


Explosão e inteligência

Cria da base do Valencia, Paco é tido como o “futuro 9” da Espanha a tempo, com convocações para todas as seleções de base e ótimo retrospecto pela seleção principal, com 6 gols em 13 jogos.

Tem como ponto forte a capacidade de ler as jogadas. Atacante muito objetivo, costuma dar poucos toques na bola até chegar no gol.

É ambidestro mas prefere utilizar a perna direita, tem como característica a jogada de começar esquerda e puxar pro centro afim de bater ao gol ou procurar algum companheiro. Característica que fica evidencte nos mapas ao lado: acima o de calor, ou seja, as zonas que ele mais esteve em campo, e abaixo o de ações com a bola, onde os pontos indicam cada toque na bola do jogador.

Características de 9 decisivo

Embora seja um atacante em móvel, Paco é um centroavante legítimo, não se adapta muito bem em outras funções. Quando o Valencia colocava a dupla Negredo-Alcácer em campo, o agora atacante do Midlesbrough que recuava para distribuir mais o jogo.

Possui um bom posicionamento na área, fato que o leva a ter alguns de cabeça, mesmo tendo 1,76 m de altura. Faz bom o pivô e não é fominha, distribuindo 10 assistências na última temporada pelo clube do Mestalla.

Aparece quando a equipe mais precisa dele: no Valencia se especializou a fazer gols decisivos. Casos como o gol da vitória de 2×3 em cima do próprio Barça no Camp Nou em 2014, um hat-trick contra o Basel na Liga Europa, jogo onde o time precisava e fez 4×0 após perder de 3×0 na ida, 2 gols decisivos em empates contra o Real Madrid e o gol que levou o time à Champions League 2014/15, numa suada vitória de 2×3 sobre o Almería.

Falta lapidação

Disciplinarmente é um jogador muito maduro: possui apenas 13 cartões em 161 jogos, e se tornou capitão do Valencia na última temporada. Mas ainda precisa de um amadurecimento técnico.

Tem algumas decisões erradas, se afobando um pouco em frente ao gol. Finalização precipitada, passe ao invés de chute e impedimentos bobos ainda são comuns.

Além disso, não tem números de artilheiro nato: média de 14 gols por temporada

nos últimos 3 anos. De um centroavante do Valencia se espera uns 20, pelo menos.


Paco se apresenta como uma ótima opção, na minha opinião o Barcelona acertou em cheio. Não reclamará por estar no banco de Suárez e, sendo jovem, todos seus defeitos são corrigíveis. Uma jóia que merece o carinho e a lapidação de Luis Enrique, vamos ver como se sai na Catalunha.

Abaixo um vídeo com as melhores jogadas do novo centroavante do Barça, confira!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uWxi8cglU50&w=500&h=250]

E você, o que achou da nova contratação do Barça? Boa opção para dar descanso para Suárez ou esperava mais?