Da tragédia à reconstrução: o caminho do Barcelona para voltar a ser “Més que un club”
Já não é mais possível enxergar a magia do Camp Nou que encantou o mundo. Os dias de glória se transformaram em uma grande escuridão que assombra a Catalunha. Semanas decisivas de Champions League era uma época de festa em Barcelona. Hoje o silêncio reina ao lado de um grito de misericórdia por uma reconstrução. A vergonha do 8 a 2 sofrido para o Bayern de Munique foi uma tragédia anunciada por anos!
O Barcelona não perdeu só seu futebol, mas também sua identidade. Após diversos vexames em Champions League, o clube chega ao fim derradeiro de um ciclo que perdurou por anos. O “Cruyffismo” foi enterrado, a essência da entidade foi deixada de lado e a moral que restava foi dizimada por oito gols que retratam o atual momento.
Foco na categoria da base, procura incessante por uma filosofia de jogo, treinadores que se encaixam com o DNA do clube… Todos esses itens que antes eram cruciais foram se perdendo ao longo do mandato de Josep Maria Bartomeu, o verdadeiro vilão pela morte do FC Barcelona.
O clube se transformou em um grande gastador de dinheiro e tentou se tornar uma versão “galácticos da Catalunha”. Porém, além de gastar muito, gastou errado. Contratações fora de contextos com o esquema tático fizeram o clube navegar em dívidas e não obter resultados dentro de campo.
Antoine Griezmann chegou por 120 milhões, mas ele não rende de ponta esquerda e tampouco terá o time adaptado para atuar onde funciona bem, que é de segundo atacante. Philippe Coutinho, contratado por cerca 130 milhões de euros, não se encontrou. Ousmane Dembélé, que custou 130 milhões (mais algumas variáveis), apenas se machucou e se envolveu com alguns problemas extra-campo.
E o destino fez questão de punir o Barcelona da pior maneira possível: Coutinho, um dos responsáveis pelo rombo nos cofres, foi emprestado ao Bayern de Munique, fez os dois gols finais do fatídico 8 a 2 e sacramentou de vez a maior vergonha da história do clube da Catalunha. O mundo dá voltas…