|

Em lágrimas, Agüero anuncia aposentadoria do futebol após problemas cardíaco

Aos 33 anos, o atacante Sergio Agüero anunciou sua aposentadoria dos gramados devido a problemas cardíacos na manhã desta quarta-feira. O jogador argentino do Barcelona explicou sua decisão durante coletiva de imprensa no Camp Nou, onde foi acompanhado pelo presidente Joan Laporta. Todo o elenco e comissão técnica dos Blaugranos também estiveram presentes, assim como o treinador Pep Guardiola e vários jogadores do Manchester City, além de familiares do agora ex-atleta

“Essa coletiva é para comunicar que estou parando de jogar futebol profissional. São momentos muito difíceis, mas ainda estou muito feliz com a decisão que tomei. Em primeiro lugar está a minha saúde por causa do problema que tive há um mês”, afirmou Agüero, chorando.

– Eu estava nas mãos dos médicos e eles me disseram que o melhor era parar de jogar. Tomei a decisão há 10 dias. Fiz todo o possível para ver se havia esperança, mas não havia muita. Sempre sonhei que jogava futebol desde os 5 anos quando toquei numa bola e o meu sonho era jogar na Primeira Divisão (argentina) e nunca pensei em chegar à Europa. Graças ao Independiente, fui treinado lá, ao Atlético que apostou em mim quando tinha 18 anos, ao Manchester City, que sabem o que sinto por eles, deixei o melhor lá e me trataram muito bem e ao pessoal do Barça. E também a seleção argentina, que é o que eles mais gostam – acrescentou o atacante argentino.

Na carreira, Agüero conquistou 21 títulos e marcou mais de 400 gols divididos entre Independiente, Atlético de Madrid, Manchester City, Barça e Argentina. O problema que o fez se despedir dos gramados começou no dia 31 de outubro, quando o atacante foi a campo para enfrentar o Alavés e precisou ser atendido de forma emergencial assim que a partida acabou por sentir um desconforto no peito. Exames mostraram que o argentino sofreu uma arritmia, por isso, precisou ser internado.

Na época, o Barcelona tratou o assunto anunciando que Agüero ficaria pelo menos três meses sem atuar para realizar um tratamento após um procedimento feito na internação do jogador. Entretanto, notícias foram surgindo na imprensa espanhola e argentina indicando que o atacante não poderia mais atuar.

Agüero chegou ao Barcelona ainda no começo desta temporada após encerrar seu contrato com o Manchester City, clube no qual defendeu por dez temporadas e é um dos maiores ídolos, além de ser o maior artilheiro com 260 gols. A intenção do atleta era retornar ao futebol espanhol para participar da reconstrução do Barcelona e atuar ao lado do “compadre” Lionel Messi. Contudo, o craque acabou rumando para o PSG.

Apesar dos seus planos na Catalunha, Agüero sofreu com diversos problemas físicos na pré-temporada e demorou até estrear pelo clube. Em cinco jogos, marcou apenas um gol na derrota no clássico contra o Real Madrid, em outubro.