Entenda os motivos da crise no Barcelona

O Barcelona vive um momento extremamente tenso e complicado. Diversos conflitos relacionados ao técnico Quique Setién, perda da liderança na LaLiga e rumores sobre uma possível saída de Lionel Messi. Tudo isso, por conta da péssima gestão do clube catalão, comandado por Josep Maria Bartomeu. 

Reeleito em 2015, Bartomeu vem sendo muito criticado pela torcida e pela imprensa catalã pela má administração nos últimos anos. Entretanto, ainda falta um ano para as eleições no clube, que acontecerão em julho de 2021.

Porém, este verão vem sendo mais agitado que o habitual no Barcelona. Atual bicampeão da LaLiga, a equipe catalã (mesmo não estando na melhor fase), era líder do campeonato antes da pausa devido a pandemia, porém, após a volta, perdeu a liderança para o principal rival, Real Madrid -que abriu quatro pontos de vantagem. 

Além disso, após a queda de Ernesto Valverde em janeiro e a então contratação de Quique Setién, os conflitos internos no clube pioraram. O baixo aproveitamento e rendimento de Antoine Griezmann, contratado em julho de 2019, vem sendo diretamente associado com o relacionamento entre o atleta e a comissão técnica. De acordo com a emissora italiana “RAI”, o atacante francês foi, inclusive, oferecido a Juventus em troca de Douglas Costa e Adrien Rabiot. 

Contudo, Griezmann não é o único a ter problemas com Setién. Messi, segundo a rádio “Cadena SER “ paralisou as negociações para renovar seu contrato com o Barcelona (válido até junho de 2021). De acordo com a rádio, o argentino estaria insatisfeito com a comissão técnica, além de ‘estar cansado’ do jogo político da gestão do clube, onde Messi sempre assumia a responsabilidade (e a culpa) de algumas decisões. Porém, segundo Bartomeu, o atleta eleito seis vezes o melhor do mundo, encerrará sua carreira no Barcelona. 

Além disso, a insatisfação de Messi com a diretoria do clube catalão, teria aumentado com o caso Neymar e a demissão de Ernesto Valverde -que teve sua permanência defendida pelo camisa 10. Em relação a Neymar, Messi fez o pedido pelo atacante brasileiro antes do início da atual temporada, porém a negociação não foi possível. Ademais, desde a saída de Neymar do Barcelona, o clube vem sofrendo com várias demissões e saídas de jovens promissores. O clube não tem dado chances para os talentos da La Masia (um dos centros de treinamento e formação mais reconhecidos no mundo). Além de fazer caras contratações que não tem mostrado resultado. 

Foto de capa: Reprodução/MARCA