| |

Jornal revela relatório de José Mourinho sobre Messi e Ronaldinho Gaúcho para jogadores do Chelsea

Nesta semana, o Daily Mirror divulgou relatórios vazados de olheiros de José Mourinho no Chelsea de jogadores rivais antes de enfrentar o Barcelona, pela Liga dos Campeões em 2006. Conforme a publicação do diário inglês, Ronaldinho, Puyol, Messi, Iniesta e Eto’o foram os analisados para que os atletas dos Blues ficassem atentos aos pontos fortes e fracos dos catalães.

Sobre o craque brasileiro, “perigoso nas entrelinhas. Muito ruim na transição defensiva e no trabalho, explora. Trapaceiro constante, cai fácil.” Já sobre Puyol, então capitão do Barça: “Jogador agressivo, mas muito emotivo. Enlouquece nas provocações. Alvo ideal para a pressão. Mau senso de posicionamento, segue o atacante até o meio-campo. Má liderança defensiva, quer jogar fora de jogo quando não é possível.”

Ainda considerado uma joia, Messi já chamava atenção do treinador português: “Qualidade e velocidade, mas muito canhoto. Tem exatamente o mesmo comportamento de Ronaldinho. Joga dentro das linhas e usa as diagonais. Encoraja seu time a ir para frente com a bola. Fazer falta o mais cedo possível. Incrível no 1×1.”

Mou não poupou cuidados sobre o então jovem Iniesta: “Jogador muito dinâmico. Grande raio de ação. Tem velocidade de movimento e velocidade de execução. Jogador complicado.” Sobre Samuel Eto’o chamou atenção da sua equipe pelas virtudes do camaronês: “Explosivo e agressivo, com ou sem bola. Persegue, acredita e mantém ritmo de alta intensidade durante todo o jogo. Chuta de qualquer lugar. Defensivamente muito forte.”

Na temporada 2004/05, o Chelsea de Mourinho eliminou o Barcelona nos duelos das oitavas de final no agregado de 5 a 4. Na época seguinte, também nas oitavas, os Blues venceram por 3 a 2 no agregado os catalães.