Laporta volta a defender criação da Superliga: “Será a mais atrativa das competições”
O projeto da Superliga Europeia foi anunciado em abril de 2021 e teve uma péssima recepção do mundo do futebol. Apesar disso, o desejo de sua criação segue vivo e dando o que falar. Em entrevista ao programa Once TV, do canal Esport 3, Joan Laporta, presidente do Barcelona, argumentou sobre a necessidade da competição.
“O projeto está vivo. Se a Superliga for à frente, será a mais atrativa das competições no mundo e nos ajudará e muito na parte financeira. A Uefa não pode ser contra nós. Nós vamos ver o que a corte diz. Toda a pressão colocada em cima dos clubes ingleses será inútil se a corte aceitar o projeto”, disse Laporta.
Nesse sentido, a Superliga sofreu com fortes protestos de torcedores e foi cancelada após ameaças de sanções da UEFA e FIFA. Em suma, o objetivo de Real Madrid, Juventus e Barcelona, os clubes que ainda estão a frente do projeto, é realizar uma competição que possa substituir a Champions League.
Por outro lado, todos os 12 clubes fundadores teriam vaga garantida, além de outros convidados. Após a polêmica, nove clubes desistiram do projeto: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Atlético de Madrid, Milan e Inter de Milão.
Apesar de terem desistido da ida e regressarem à Associação dos Clubes Europeus (ECA), os clubes foram multados pela UEFA. Por sua vez, conforme dito anteriormente, Real Madrid, Juventus e Barcelona ainda querem a realização do campeonato e seguem em busca de viabilizar.