Mesmo sem Neymar, Barcelona e PSG terão mais uma noite de reencontros pela Champions League

O mata-mata da UEFA Champions League da temporada 2020/21 começa esta semana, com as equipes indo para a ida das oitavas de final. Logo de cara, na terça, teremos um dos confrontos mais esperados dessa fase: o gigante da LaLiga Barcelona contra o campeão francês Paris Saint-Germain. 

Mesmo somando o mesmo número de pontos que a Juventus, o Barcelona terminou o seu grupo em segundo nos critérios de desempate (confronto direto). Depois de um início de temporada difícil, os catalães melhoraram na tabela de classificação em seu campeonato nacional e cesceram também em desempenho, sobretudo nas últimas semanas. O técnico holandês Ronald Koeman parece ter encontrado o rumo das vitórias. A última vitória, inclusive, foi contra o Alavés, pelo placar de 5 a 1.

(Foto: Eric Alonso/Getty Images)

O PSG, por sua vez, terminou na liderança de um difícil Grupo H, que também teve nomes como RB Leipzig e Manchester United. Sob a tutela do novo técnico, Mauricio Pochettino, que assumiu as rédeas no mês passado, o Les Parisiens perdeu apenas um em dez jogos (8 vitórias e 1 derrota). A última vitória foi derrotando o OGC Nice, por 2 a 1, na Ligue 1. A última vez que essas duas equipes se enfrentaram na Liga dos Campeões foi na fase de oitavas de final da temporada 2016/2017, quando o Barcelona conseguiu uma remontada histórica ao eliminar o PSG com um placar agregado de 6-5. 

(Foto: Baptiste Fernandez/Icon Sport)

Barcelona

Prévia: (4-3-3): ter Stegen; Mingueza, de Jong, Lenglet, Alba; Pjanic, Busquets, Pedri; Dembele, Messi, Griezmann (imagem via thehardtackle.com)

O Barcelona estará mais uma vez sem Ansu Fati, Sergi Roberto, Philippe Coutinho, Braithwaite e Ronald Araujo. O veterano zagueiro Gerard Piqué voltou aos treinos, mas será dúvida para o confronto contra a equipe parisiense. Ele não joga desde novembro, quando se lesionou contra o Atlético de Madrid.

É provável que haja algumas mudanças na equipe que começou com a goleada do Alavés. Dado o número de lesões, Ronald Koeman deverá manter Frenkie de Jong e Clement Lenglet no time. Oscar Mingueza deve ser o escolhido ante a Sergino Dest como lateral-direito mais uma vez, devido à solidez defensiva. No outro lado, Jordi Alba retorna depois de ter descansado contra o Alavés.

Paris Saint-Germain

Prévia: (4-2-3-1): Navas; Kehrer, Marquinhos, Kimpembe, Kurzawa; Paredes, Gueye; Kean, Verratti, Mbappe; Icardi (imagem via thehardtackle.com)

O PSG também tem de lidar com alguns problemas de lesão antes da partida. O ex-astro do Barcelona, ​​Neymar, foi cortado por lesão, enquanto jogadores como Angel Di María, Colin Dagba e Juan Bernat também são baixas. Por outro lado, o meia Marco Verratti está de volta ao plantel depois de ter perdido o jogo contra o Nice. O italiano, que tem como principal característica a criação de jogadas, será absolutamente fundamental para o ataque de Pochettino. 

Moise Kean e Kylian Mbappe estão confirmados, a dupla buscará atuar ao lado de Mauro Icardi, que será o centroavante. Leandro Paredes e Idrissa Gueye devem continuar na dupla do meio-campo, com Danilo Pereira e Ander Herrera. O principal objetivo da dupla será garantir que jogadores como Pedri e Pjanic não tenham tempo suficiente com a bola para colocar os atacantes do Barcelona na cara do gol. Marquinhos, que assumiu a liderança da defesa do PSG após a saída de Thiago Silva, é um certo titular ao lado de Kimpembe, na zaga. 

Estatísticas:

  • Além de estar 12 jogos sem perder na LaLiga, o Barcelona de Koeman perdeu apenas duas de suas últimas 18 partidas em todas as competições;
  • A última vez que Barcelona caiu nas oitavas de final da Champions foi na temporada de 2006/2007. Se conseguir a classificação, o time catalão irá para a 14ª vez consecutiva passando das oitavas (recorde);
  • O único clube francês a levar a melhor sobre o Barcelona, no Camp Nou, foi o Metz, na Taça das Taças de 1984-1985.
  • Neymar é o maior artilheiro nas partidas entre Barcelona e PSG, com sete gols marcados, todos durante sua passagem pelos catalães.
  • Em 11 partidas contra o Barcelona, ​​o técnico do PSG, Mauricio Pochettino, conseguiu apenas uma vitória (4 empates e 6 derrotas).
  • Desde 2012/13, apenas Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentaram com mais frequência (10 vezes) do que Barcelona e PSG (8) na Liga dos Campeões da UEFA. Esses oito jogos renderam 32 gols, uma média de quatro por jogo.
  • 44% dos gols do Barcelona na fase de grupos da UEFA Champions League desta temporada vieram de uma bola parada (7/16), a proporção mais elevada entre as 16 equipes restantes na competição. Uma fortaleza.

Ficha técnica:

Jogo: Barcelona x Paris Saint-Germain;

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa 2020/201, ida.

Data e horário: 16 de fevereiro de 2021, 17:00 (Brasília).

Local: Camp Nou, Barcelona, Catalunha, Espanha;

Onde assistir: TNT (TV), Facebook e Estádio TNT (internet)

Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)

Assistentes: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL).

VAR: Dennis Higler (HOL).

IMAGEM DESTACADA: VISIONHAUS/GETTY IMAGES

Tags: BarcelonaPSG
Aldo Luiz

Narrador esportivo. Amante de futebol, futebol americano, basquete e automobilismo, além de redator de cada um desses esportes. Não existe imparcialidade, mas existe sensatez e profissionalismo para opinar agarrado à fatos e argumentos plausíveis.

Últimos Posts

Sob o comando de Mauricio Souza, Red Bull Bragantino chega à final do Brasileiro de Aspirantes 2024 tendo a melhor campanha, melhor ataque e melhor defesa da competição

O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…

21 de novembro de 2024

7 sinais de que você encontrou o jogo de futebol perfeito para apostar

Para quem acompanha o mundo das apostas esportivas, a escolha do jogo certo pode fazer toda a diferença entre um red e…

19 de outubro de 2024

Em seu segundo acesso com o Athletic, Ynaiã mira o título da Série C

Ynaiã, lateral direito do Athletic, segue acumulando conquistas importantes em sua carreira. No último sábado (05), o atleta ajudou a…

11 de outubro de 2024