O futuro do Barcelona

A temporada em branco do Barcelona só confirmou que o clube está sem rumo e perdido na crise. A goleada aplicada pelo Bayern de Munique em cima dos culés foi humilhante e só deixou claro coisas que precisam ser mudadas com urgência dentro da entidade.

Quique Setién, agora ex-técnico, foi dado como demitido pelos jornais assim que a partida contra o Bayern foi encerrada, e nomes já foram postos em cheque para o próximo comando do time principal do Barça. Xavi era o favorito para assumir o cargo, que foi convidado em janeiro para substituir Ernesto Valverde, sua resposta foi “está muito cedo para treinar o Barça”, e nessa segunda tentativa dos catalães a resposta do ex-jogador foi a mesma.

O atual treinador do time B do Barcelona, García Pimenta, também teve o nome escrito nessa lista. Não é um nome muito conhecido fora da Catalunha, mas está tendo ótimos resultados com o time que disputa a terceira divisão espanhola. Mas o nome que está mais propenso a assumir é do holandês Ronald Koeman, treinador da seleção holandesa, tem o desejo de participar da Eurocopa, adiada para 2021, com sua seleção, porém tem uma clásula no seu contrato que o dispensa do comando caso o Barcelona o chame. E segundo o jornalista Fabrizio Romano, da Sky Sports, o ex-jogador do time blaugrana será anunciado como novo técnico logo.

Quanto a diretoria do clube catalão, muitos diretores estão postos a prova. Eric Abdal, secretário técnico, está no cargo desde 2018. E segundo o Mundo Deportivo, o secretário está convicto que sairá do seu posto junto com Quique Setién, e que será uma das principais vítimas da desastrosa temporada feita pela entidade. Já o presidente Josep Maria Bartomeu está pretendendo adiantar as eleições – que geralmente ocorrem em junho – para entre Março e Abril, a decisão viria a ser tomada pela postura que o atual mandatário teve diante da crise em que o Barcelona está passando.

Quanto aos jogadores, Piqué disse que deixará o clube caso não haja melhorias dentro e fora de campo. Já Lionel Messi pediu para sair do clube, haviam rumores que o argentino queria deixar o elenco culé pois não aguentava mais o peso de carregar o time sozinho, e deixou claro, antes da paralisação pelo coronavírus, que estava insatisfeito com a temporada que o Barça vinha fazendo, e o vexame do jogo de sexta-feira (14) só aumentou a vontade de ir embora do time Blaugrana. Times como o Manchester City já mostraram interesse em investir no camisa 10.

De acordo com Marcelo Bechler, do Esporte Interativo, fontes próximas de Messi contaram que nunca viram o jogador tão insatisfeito com o clube. A diretoria do Barcelona mostrou planos para a próxima temporada para tentar convencer o craque a ficar, mas a proposta não foi do agrado do atual melhor jogador do mundo, que permaneceu com a decisão.

Assim, o Barcelona deve retomar a tentativa de trazer Neymar de volta, segundo o jornal Sport. O jornal disse que o brasileiro levaria o retorno esportivo e midiático que o clube está precisando após a eliminação na UCL. Segundo o veículo, esta seria uma decisão drástica de Bartomeu para tentar fazer com que Messi fique no time, sendo que o presidente, semanas atrás, fechou as portas para o retorno de Neymar alegando não ter dinheiro para tal ação. Então, a proposta seria de enviar Griezmann, juntamente com 60 milhões de euros ao PSG, em troca do menino Ney.

Seria uma decisão dificil para Neymar, já que agora ele encontrou seu espaço no time parisiense, tanto que foi eleito o melhor jogador das quartas de final da Champions, e está sendo forte candidato a se tornar o melhor jogador do mundo. Enquanto isso, o jornal Sport afirmou que o plano do Barcelona para arrecadar dinheiro e trazer o brasileiro e outros jogadores está sendo de conseguir R$ 1,28 bilhões em vendas, e negociar alguns jogadores, como Suárez.

Foto de capa: Reprodução/Mais Futebol