A Uefa anunciou, nesta quinta-feira (23), que vai investigar o Barcelona pelo ‘Caso Negreira’. O escândalo em questão envolve pagamentos suspeitos do Barcelona José Maria Enríquez Negreira, vice-presidente da comissão de arbitragem da Espanha entre 2001 e 2018.
Na ocasião, o ex-árbitro teria recebido mais de 7 milhões de euros da equipe catalã por serviços de assessoria verbal sobre questões da própria arbitragem.
De acordo com o artigo 31 (4) do Regulamento Disciplinar da Uefa, foram nomeados inspetores para conduzir a investigação sobre a potencial violação do quadro legal. Com a investigação em andamento, o Barcelona corre risco, de até mesmo, não poder participar da próxima Liga dos Campeões.
Além da Uefa, vale lembrar que o Ministério Público de Barcelona já denunciou o Barcelona por “corrupção entre particulares no âmbito esportivo” e “administração desleal”. No entanto, a entidade máxima do futebol europeu pode tomar sua decisão antes e não depende do que decidir a Justiça espanhola.
Na acusação, a procuradoria de Barcelona afirma que o dinheiro pago pelo clube a Negreira servia para “realizar atuações que tendiam a favorecer o clube na tomada de decisões dos árbitros nas partidas do Barcelona e, assim, nos resultados das competições”.
Além do então vice-presidente da comissão de arbitragem o caso envolve dois ex-presidentes do Barcelona, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…