Conheça melhor o Gigante da Baviera, o Bayern de Munique

Fundado em 27 de fevereiro de 1900, com o nome de Schwabinger Bayern, que após alguns anos foi modificado para o atual nome, em alemão, Fußball-Club Bayern München. Atuando pelo MTV 1879, Franz John e mais dez companheiros do time, se uniram em um restaurante, em Munique para anular o contrato com o clube, nascendo assim, o time que seria o maior do país anos depois, o Bayern de Munique.

Hoje em dia, quando se fala em futebol alemão, um dos primeiros times citados é o Bayern de Munique. Atualmente como mandante na Allianz Arena, o Gigante da Baviera passou 33 anos realizando seus jogos no Estádio Olímpico de Munique.

Foto: Reprodução

O time Bávaro tem o histórico de vitórias que qualquer time alemão queria ter. Contando com 28 Bundesliga, 5 Liga dos Campeões da Europa, uma Copa da UEFA, 3 Mundiais Interclubes, uma Recopa Europeia, 18 Copas da Alemanha, 5 Super Copas da Alemanha, uma Super Copa da Europa e 6 Copas da Liga Alemã. Na década de 70, os Bávaros ganharam três vezes seguidas a Champions (1974-1975-1976), fazendo com que o elenco fosse conhecido mundialmente. Em 2013, conquistaram a tríplice coroa, vencendo a Champions, Bundesliga e Copa da Alemanha, tornando-se o primeiro clube alemão e o sétimo da Europa a conseguir esse ato.

Time do Bayern em 1932. Foto: Reprodução

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Bayern de Munique perdeu o confronto da Kreisliga (Liga Regional da Baviera) no qual foi convidado quando conquistou seu primeiro título em 1910. Logo após o conflito, o time de Munique venceu várias competições regionais e chegou à seu primeiro título regional (1932). Mas durante o Nazismo na Alemanha, houve um prejuízo muito grande para o Bayern pois o técnico e o presidente do clube eram judeus e tiveram que deixar o país. Outros componentes também tiveram que fugir e o elenco perdeu boa parte do seu elenco e tendo uma equipe formada em sua maior parte por amadores e nenhum título foi conquistado durante esse tempo.

Entre 1939 e 1945 o Bayern se filiou à Oberliga Süd e chegou a ser rebaixado, mas na temporada seguinte retornou à primeira divisão, onde o time foi campeão da Copa Alemanha pela primeira vez (1957). Na década de 60, a Bundesliga foi criada (1963), porém o Bayern não foi convidado para participar das duas primeiras edições, pois a Federação Alemã de Futebol (DFB) decidiu não colocar duas equipes da mesma cidade e escolheu o Munique 1860 já que, o mesmo era o atual campeão da Oberliga. Na temporada de 1965/1966 foi quando o Gigante da Baviera entrou para a competição e ficou em terceiro colocado. E só em 1968/1969 que conquistou o primeiro (de muitos) títulos na Liga Nacional e na mesma temporada conquistou a Copa da Alemanha, se tornando o primeiro time alemão a conquistar duas taças no mesmo ano.

Bayern na década de 70, o “Esquadrão Imortal”. Foto: Reprodução

Pela década de 70, o Bayern mostrou ao mundo seu talento no futebol e seus jogadores que, até hoje fazem sucesso. Rummenigge, Franz Beckenbauer, Paul Breitner, Gerd Müller, Sepp Maier, Uli Hoeness e outras joias ainda são conhecidas por formar o chamado “Esquadrão Imortal”. Essa equipe trouxe muitos títulos. Foram 3x campeão da Liga dos Campeões da Europa; campeão mundial interclubes batendo no Cruzeiro em dois jogos em 1976; campeão em 1973/1974, 1974/1975, 1975/1976 e tricampeão alemão em 1971/1972, 1972/1973 e 1973/1974, ou seja, desde 1971 até 1976 o mesmo não teve rivais que chegasse à sua altura nos campeonato tanto do país, quando do continente.

Mas como tudo não são flores na vida, após alguns destaques dos anos 70 deixar a equipe e outros se aposentarem, o Bayern deu uma recaída e mal contratava por conta de problemas financeiros. Mas com a volta de Udo Lattek como treinador do clube alemão e ajudou a ganhar cinco Bundesliga em seis temporadas (80, 81, 85, 86 e 87) e conquistou também a Copa da Alemanha em 86. Logo em seguida, Jupp Heynckes foi contratado como técnico (1987), conseguindo ajudar na vitória de dois campeonatos consecutivos nos anos de 89 e 90 e perdeu a final da Champions diante do Porto.

Na temporada de 91/92 foi bem complicada, mas o time conseguiu escapar do rebaixamento por apenas 5 pontos e entrou pra história como a pior campanha dos Gigantes da Baviera na história da Bundesliga. Essa fase ruim só teve fim com a chegada de Franz Beckenbauer que, no segundo semestre da temporada de 93/94, onde o Bayern venceu a Bundesliga depois de 4 anos sem erguer a salva de prata e em seguida Franz Beckenbauer tornou-se presidente do clube.

Franz Beckenbauer. Foto: Reprodução

Em 2001, sob comando de Ottmar Hitzfeld, derrotaram o Valencia nos pênaltis, na decisão da Champions e depois veio mais uma conquista, esta no Mundial Interclubes, diante do Boca Juniors, no Japão. Conquistando ainda quatro Bundesliga e duas Copas da Alemanha no período de 2001 até 2004. A partir de 2007, houve uma grande mudança no elenco na contratação de oito reforços. Dentre eles, Frank Ribéry.

Bayern, por ser um time grande e assim como todos, tem seus rivais. Dentro da cidade de Munique, tem como rival o Munique de 1860. Mas como os “leões” estão na segunda divisão já faz um tempo, a rivalidade perdeu um pouco a importância durante a última década. Outro clube da cidade de Munique é o Unterhaching, sendo a terceira força da cidade e vindo do sul semi-rural. Porém acabou sem conseguir chegar à elite alemã após o último jogo da temporada em 1999/2000, onde derrotou o Bayer Leverkusen e precisava apenas de um empate para segurar o título alemão, mas o Bayern saiu beneficiado com a vitória. Mas desde 1920 o principal rival do Bayern no estado da Baviera é o Nuremberg (derbi bávaro), pois ambos jogam na mesma liga durante metade da década de 20 e início dos anos 30. Em âmbito nacional, teve rivalidade com o Borussia Mönchengladbach na década de 70 e após alguns anos se expandiu em clubes como Hamburgo e Werder Bremen, por brigas de títulos.

Atualmente, o Borussia Dortmund se transformou no principal rival dentro da Alemanha e chegaram a disputar uma final da Champions League em 2013, com vitória do Bayern.

Bayern x Borussia (2013). Foto: Reprodução