Neuer causa revolta ao ser visto cantando música fascista

Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique, foi o assunto polêmico desta segunda-feira (13). O goleiro alemão, que passa férias na Croácia, foi filmado cantando uma música fascista, conhecida e entoada por grupos de extrema-direita do país.

O vídeo, inicialmente, foi divulgado pelo site do jornal alemão Bild, mas rapidamente se espalhou pelas redes sociais. Neuer estava em um barco, em Dubrovnik, na Croácia, com alguns amigos e o preparador de goleiros do Bayern de Munique, Toni Tapalovic.

A música em questão, se chama Lijepa li si (Você é tão bonita), do cantor croata croata Marko Perkovic. Conhecido como Thompson (que refere-se a uma metralhadora da marca), Marko é, assumidamente, admirador do Movimento Revolucionário Croata Ustashas. O movimento é referente à uma organização paramilitar fascista e ultranacionalista.

Entretanto, apesar da grande reprodução do caso, o Bayern de Munique não quis comentar o assunto, ao ser contactado pela agência de notícias AFP, e tampouco o jogador. Mas, o empresário de Neuer, saiu em sua defesa e disse que ”o jogador não fala croata e não entende a letra”.

Na letra da música cantada pelo alemão, Marko cita a Herzeg-Bósnia, um república croata da Bósnia, que nunca foi reconhecida internacionalmente e foi dissolvida após os acordos de Dayton, em 1995. Além disso, a canção, apesar de ser associada a movimentos nazistas, geralmente é entoada nos estádios por torcedores croatas radicais. A música Lijepa li si foi banida banida de alguns países, dentre eles a Alemanha.

Foto de capa: Divulgação/Bayern de Munique