|

Brasil ficando para trás? Jogador brasileiro afirma que ser goleiro em Portugal é mais complexo

Helton Leite, goleiro titular do Sport Lisboa e Benfica, falou das diferenças entre jogar no Brasil e em Portugal e revelou o seu ídolo na posição.

Assim, o antigo goleiro do Botafogo assumiu que sempre foi fã de Van der Sar, que já se destacou no Manchester United, Ajax e Juventus. “Era muito fã do Van der Sar, pela envergadura, pela influência no jogo, ele era muito sereno. Eu gostava do fato de ele ser muito alto, mas também muito ágil. Foi uma influência para mim”, revelou o jogador do Benfia, em entrevista ao podcast Defende os teus sonhos.

Além da idolatria que tinha pelo antigo goleiro holandês do Manchester United, Helton Leite revelou que a escola portuguesa de goleiros é bem mais complexa do que a do Brasil. Assim sendo, o jogador assumiu mesmo que em terras lusitanas faz coisas que no Brasil são inimagináveis. “Cheguei aqui e entrou no treino a parte tática. O goleiro tem uma responsabilidade em campo no processo defensivo e ofensivo da equipe, de posicionamentos, algo que no Brasil nem passava pela minha cabeça. A escola em Portugal tem uma complexidade maior e acaba por ser mais completa, aplicada ao jogo”, afirmou o antigo atleta do Botafogo.

Foto: Getty Images