|

Corrupção no Benfica: classificação para a Champions de 17/18 é investigada

O Ministério Público de Portugal está investigando a classificação do Benfica para a Champions League de 2017-18. A investigação é por um suposto crime de corrupção que envolveu um pênalti cometido pelo Moreirense, na última rodada do Campeonato Português, contra o Benfica. A informação é da CNN Portugal.

Na ocasião, o Benfica venceu por 1 a 0 e terminou o campeonato à frente do Sporting e, com isso, se classificou para a Liga dos Campões. De acordo com a CNN, em troca do crime de corrupção esportiva, o Benfica teria pago 2,5 milhões de euros por 50% do passe e os direitos desportivos de Semedo (autor do pênalti).

Vale lembrar que Semedo fazia parte do elenco dos Encarnados desde 2014/15, mas em 2017/18 foi transferido, em definitivo, para o Moreirense. Após o pênalti cometido por ele, o Benfica recomprou o jogador.

“Em 13 de maio de 2018, o Sporting perdeu pontos na Madeira, frente ao Marítimo, e o Benfica garantiu os três decisivos num jogo cujo o Ministério Público acredita ter uma suspeita de corrupção desportiva a favor do Benfica. O motivo seria a dependência financeira de vários clubes menores. Agora, cabe ao Ministério Público demonstrar numa acusação que deve ser conhecido mais adiante”, diz CNN.

Cabe ressaltar que jogadores de times menores já denunciaram o Benfica por suborno. Edgar Costa, do Marítimo, por exemplo, denunciou, em junho de 2019, a tentativa de suborno a alguns jogadores verde-rubros para que jogassem mal e perdessem contra os Encarnados. Além dele, também em 2019, Lionn, ex-jogador do Rio Ave, fez uma denúncia parecida.