Presidente do Benfica mencionado em relatório de corrupção do Departamento de Estados dos EUA

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foi mencionado no relatório de corrupção do departamento de estado dos Estados Unidos da América. O documento foi divulgado esta quarta-feira abordando a “corrupção e falta de transparência no Governo”.

Assim, o Benfica e o seu presidente são mencionados devido a um caso de corrupção ativa e passiva, abuso de poder, fraude, etc. “A 18 de setembro, o Ministério Público acusou 17 réus pela prática de corrupção ativa e passiva, abuso de poder e de funções, recebimento de vantagem indevida, falsificação de documentos, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Entre os acusados estão Rui Rangel, antigo juiz do Tribunal da Relação de Lisboa (…) e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, clube de futebol. O caso está sob investigação há quatro anos”, pode se ler no documento.

Além disso, o Diretor de Comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, reagiu com ironia ao destaque negativo que o SL Benfica e o respetivo presidente tiveram. “Foi esta manhã publicado o relatório sobre práticas de direitos humanos relativo a Portugal do Departamento de Estado dos EUA. Só para o caso de escapar aos media e sem a certeza se isto pode ser considerado parte da internacionalização da marca, cá fica uma pequena truncagem”, afirmou o funcionário do FC Porto.

Foto: Getty Images