O presidente Robinson de Castro, o gerente de futebol Marcelo Segurado e o treinador Marcelo Chamusca montaram um grupo grande e bastante qualificado para enfrentar as quatro competições do ano, o perfil dos jogadores contratados foi o mesmo dos que fizeram a campanha de sucesso em 2017, jogadores de força e velocidade, que fazem mais de uma função e que têm “sangue no olho”, ou seja, que querem crescer na carreira e enxergam o Ceará como uma importante vitrine do futebol brasileiro.
Esses jogadores devem se entregar ao máximo no objetivo coletivo, sabendo que receberão em dia e que a diretoria não dá privilégios, pois o clube está acima de qualquer profissional.
Éverson – Remanescente do ano passado, tem contrato até o fim de 2019, é sempre especulado em outros clubes, mas considerado inegociável pela diretoria, só sai com o pagamento integral de sua multa. Deve ser titular absoluto em mais uma temporada.
Fernando Henrique – teve sua contratação bastante questionada, jogou apenas uma partida na Série B, na vitória de 1×0 no Castelão contra o Paraná que era adversário direto e também subiu, FH não comprometeu, é importante no vestiário e deve ser o terceiro goleiro.
Renan – O experiente goleiro já defendeu o Internacional, onde venceu 2 libertadores e 1 mundial de clubes, além de passagens por Valencia (ESP) e Goiás. Chega para ser o segundo goleiro.
Zagueiros:
Rafael Pereira – Deveria iniciar a temporada como terminou a última, titular ao lado de Luiz Otávio, mas uma lesão de joelho vai tirá-lo de atuação por pelo menos 1 mês.
Luiz Otávio – Outro remanescente que deve ser titular absoluto no início do ano.
Valdo – Será titular no ínicio de ano por conta da lesão de Rafael.
Patrick – é uma jovem promessa, veremos o que pode fazer com a camisa alvinegra.
Bruno Pires – fez sua carreira como profissional quase inteira no México, veio com boas referências.
Laterais:
Ernandes – fez ótima temporada com o América-MG campeão da Série B de 2017 como volante, inicia o ano como titular da lateral esquerda.
Rafael Carioca – bom jogador que permanece, inicia o ano na reserva.
Leandro Silva – jogou Série A com o Avaí em 2017, deve alternar a titularidade da lateral direita com Renato.
Renato – outro que jogou Série A no ano passado, só que pelo Fluminense, foi muito bem na campanha do acesso do Avaí em 2016.
Volantes:
Juninho – veio do Bahia por empréstimo após uma disputa com o Sport, vai brigar pela titularidade, pois tem muita qualidade na saída de bola e em chutes de fora da área.
Parrudo – é uma aposta, tem contrato até o fim do estadual, competição onde deve ser testado.
Naldo – é primeiro volante, deve ser utilizado em jogos em que o time precisar de maior força defensiva, jogou Série A ano passado pela Ponte. Pode jogar como zagueiro.
Pedro Ken – continuará na titularidade ao lado de Richardson, os dois jogaram muito na campanha do acesso.
Richardson – é sempre destaque, titular absoluto. Pode fazer a lateral direita.
Raul – jogador revelado na base do Vozão tem contrato apenas até maio, vem perdendo espaço no elenco por causa de seu empresário que tem dificultado sua renovação de contrato.
Jackson Caucaia – está lesionado, não fez muita coisa com a camisa do Ceará.
Pio – Depois das atuações e gols importantes na campanha do acesso deve jogar no meio campo na volância ou de meia central. Faz a lateral direita.
Meias:
Wescley: última contratação até essa postagem, jogador vem para sua terceira passagem, é identificado com o clube e que o presidente Robinson, deve disputar a titularidade. Faz o lado de campo também.
Ricardinho: esse candidato a ídolo iniciará mais uma temporada como titular, dispensa comentários. Joga de segundo volante.
Leandro Canhoto – mais uma aposta para o estadual.
Reina – outro que retorna, deve jogar no estadual e disputar a titularidade. Faz o lado de campo.
Andrigo – vindo por empréstimo junto ao Inter, fez boa temporada pelo Atlético-GO, inicia o ano como titular. Faz o lado de campo.
Atacantes:
Luidy – jogador de lado de campo, fez ótima Série B em 2016, espero que deslanche novamente no Ceará.
Felipe Azevedo – outro que retorna, faz o lado de campo pela direita, joga de segundo atacante e de falso nove, jogador veloz e goleador, vai somar muito, pois no ano passado não tínhamos um jogador de lado tão bom em finalizações, Felipe já fez 30 gols com a camisa do Ceará.
Alex Amado – tem contrato, mas não deve ser utilizado.
Roberto – dos atacantes de lado do ano passado era o melhor finalizador, deve brigar pela titularidade novamente.
Douglas Coutinho – veio por empréstimo do Atlético-PR, jogador de muita entrega, contratação muito comemorada, não inicia como titular por ainda não estar regularizado.
Rafinha – outro da base que deve ter mais chances no estadual.
Elton – centroavante permanece como titular, dá muita profundidade ao time disputando a bola com os defensores adversários.
Romário – o jogador revelado pelo Ceará que retornava ao clube vinha se destacando nos treinos após sofrer uma lesão ligamentar no joelho, o que deve afastá-lo por até 7 meses, uma pena!
Arthur – o centroavante da base deve ser o “titular” do time que vai disputar o estadual, terá chance de mostrar mais seu valor esse ano.
Esses 34 jogadores devem formar no mínimo 2 times, um deve disputar a Copa do Nordeste e os clássicos do estadual e o outro disputaria o restante do estadual. Poderia ainda ser formado um terceiro time, pois muitos jogadores fazem mais de uma função.
O Time 1 inicia o ano contra o Salgueiro com:
Everson; Leandro Silva, Luiz Otávio, Valdo e Ernandes; Richardson e Pedro Ken; Ricardinho, Felipe Azevedo e Andrigo; Élton.
O time 2 seria formado por na estreia do estadual:
Fernando Henrique; Renato, Patrick, Bruno Pires e Rafael Carioca; Raul e Pio; Leandro Canhoto, Roberto e Luidy; Arthur.
Os demais jogadores serão testados alguns apenas quando estiverem regularizados ou retornarem de lesão. Destaco Douglas Coutinho, Juninho, Reina e Wescley que certamente brigarão pela titularidade.
Jogará quem estiver melhor em cada momento e até o fim do primeiro semestre todos terão chance, prevalecendo o mérito.