Vitória na qualidade

Andrigo marcou dois gols e foi o principal jogo na vitória contra o Guarani de Juazeiro. Foto cearasc.com

 

Assim como na estreia no Nordestão, no jogo inicial do campeonato cearense o Ceará chegou à vitória graças a qualidade de seus jogadores, uma vez que não está fisicamente 100%.

O time alvinegro iniciou o jogo contra o Graraju com grande intensidade, em sua formação ofensiva após Everson a havia uma primeira linha formada por Renato, Valdo, Luiz Otávio e Ernades, depois desses se posicionavam Richardson e Pedro Ken. Na saída de bola é comum que Pedro Ken faça a primeira linha com os zagueiros pela esquerda, com Ernandes mais à frente. Ricardinho joga centralizado mais a frente interagindo bastante com a dupla de volantes, os lados de campo são feitos por Andrigo (esquerda) e Felipe Azevedo (direita) que invertem bastante suas posições; e centralizado à frente joga Élton, fazendo pivô, jogando bastante de costas pro gol.

Existe uma formação defensiva, a primeira linha é a mesma, a segunda linha é formada por Andrigo, Richardson, Ken e Azevedo; Elton e Ricardinho são os responsáveis por pressionar goleiro e zagueiros adversários, o que dificulta muito a saída de bola dos adversários, isso resulta muitas vezes em bolas rifadas que são recuperadas pelos jogadores de uma das duas linhas de 4.

Com esse esquema o Ceará fez um excelente primeiro tempo com dois gols de Andrigo e um de Elton, este ainda perdeu pelo menos três outras oportunidades que teve. As poucas investidas do time de Juazeiro foram pelas costas de Ernades. Andrigo, Ricardinho e Ken foram os principais destaques positivos, com destaque especial para Andrigo, que sempre pisa na área e já deu duas assistências e marcou dois gols em dois jogos.

Na segunda etapa o time conseguiu manter a intensidade até por volta dos 20’, quando o jogo estava de 5×0, com gols de Pedro Ken e Ricardinho, este último de pênalti, sofrido por Felipe Azevedo. Após isso o time cansou, como era esperado, Moré deu duas assistências para Leilton que marcou dois gols para os visitantes após falhas defensivas dos dois laterais do Ceará.

Renato fez até aqui duas boas atuações ofensivas, e cometeu hoje sua primeira grande falha defensiva, já Ernandes está se queimando na lateral esquerda, deixando uma avenida, é bom ter atenção com isso, penso que ele deve ser deslocado para disputar posição de volante, mas ainda é cedo para bater o martelo e Chamusca deve tomar uma providência.

O resto do time está voando enquanto o gás dura, no primeiro jogo aguentaram bem 45 minutos contra o Salgueiro, hoje mantiveram a intensidade por 65 minutos, em duas semanas devem estar 100% fiicamente para o clássico e estreia na Copa do Brasil.

Apesar da maratona, o elenco é bastante promissor e nosso professor deve corrigir os problemas nas laterais da primeira linha.

 

Marco Túlio Diniz é professor e apaixonado pelo único campeão invisto do Nordeste!