Borussia Dortmund

A “final” adiantada – Pré-jogo Borussia Dortmund x Bayern de Munique

Após a goleada sofrida por 4×0 no primeiro turno, Borussia busca a redenção diante sua torcida. E o retrospecto dentro de casa mostra que o Signal Iduna Park é de grande ajuda para o Borussia. Nos últimos 5 jogos lá, foram 3 vitórias para os aurinegros, contra apenas uma dos bávaros, e 1 empate. O fator casa tem sido essencial para o Borussia, o time ainda não perdeu como mandante, e conta com 10 vitórias em 13 jogos, sendo o melhor mandante da competição. No entanto, vai encarar o melhor visitante da competição, que tem 9 vitórias em 13 jogos.

Na Bundesliga, Bayern ocupa a 1° colocação, perseguido por Borussia, com diferença de apenas 4 pontos. Por isso esse jogo significa muito. É realmente uma final antecipada, o campeonato não permite mais erros, pois faltam apenas 7 jogos para o fim. Neste embate, uma vitória do Bayern, deixa praticamente o título encaminhado. Enquanto, uma vitória do Dortmund mantém o campeonato aberto.

Para a partida, o Bayern conta com desfalques de Coutinho, e do volante e essencial na temporada, Thiago. Ele que já havia sido poupado na última partida, sofre com uma lesão no músculo adutor. Contudo, isto não é problema para Hansi Flick que tem como substituto imediato, Goretzka, que vem muito bem na temporada, exercendo ótima função de box-to-box. Os bávaros também contam com a volta de Gnabry, que deve iniciar como titular. Já pelo lado do Borussia, os aurinegros tem o retorno de Witsel, que deve iniciar a partida no banco, assim como Sancho, pois Favre acha que o atleta ainda não está apto para atuar os 90 minutos. Sancho que é o principal jogador do Borussia na temporada, com 30 participações em gols, sendo 14 gols e 16 assistências.

Para o confronto, Favre deve propor um jogo de transição, buscando explorar a sua transição ofensiva rápida, para levar perigo aos bávaros. Bayern que em sua transição defensiva, fica apenas com Boateng, Alaba, Pavard, e Kimmich que sempre dá o primeiro combate. Sendo assim, Hazard, Brandt e Håland vão ser essenciais para que os planos de Favre deem certo. Se defensivamente Hakimi pode sofrer, ofensivamente pode ajudar, e muito. Na organização ofensiva, onde junto com Brandt, e Hazard (às vezes), podem fazer uma dobradinha para jogar nas costas do Davies e buscar o desequilíbrio ali mesmo.

Já o Bayern, deve apostar em Kimmich, que deve ser a peça chave, por onde o time pode buscar lançamentos para explorar as costas da defesa do Dortmund, sendo mais exato, as costas de Hakimi. As movimentações rápidas também podem ser uma arma para os bávaros, com Perisic e Müller invertendo a todo momento, e buscando cruzamentos na área, para explorar a deficiência aérea da defesa dos aurinegros.

Foto: Bundesliga (Borussia Dortmund em transição ofensiva).
Foto: Bundesliga (Bayern de Munique em transição defensiva).
Foto: Bundesliga (Wolfsburg explorando as costas de Hakimi).

Bayern que atua no 3-2-2-3 com a bola, e 4-2-3-1 sem a bola. Já o Dortmund, sem a bola atua no 4-2-3-1 com bloco alto, com bloco médio/baixo muda para 5-4-1, que deve ser um problema para o Bayern penetrar.

Foto: Bundesliga (Borussia Dortmund em organização defensiva 4-5-1).
Foto: Bundesliga (Bayern de Munique em organização defensiva 4-2-3-1).

O embate promete muito, a esperança é de uma grande partida, as duas equipes voltaram após a parada com um bom ritmo, e contam com 100% de aproveitamento. Além de tudo isso, o confronto também marca um duelo em especial dos dois artilheiros da temporada Håland e Lewandowski. A partida é imperdível, e acontece às 13:30, ao vivo no Fox Sports.

 

Foto de capa: Borussia Dortmund.

Matheus Farias

Projeto de jornalista entusiasmado pelo estudo do futebol dentro e fora das 4 linhas.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025