Conheça a história do Borussia Dortmund, um dos maiores times alemães

Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund, mais conhecido como Borussia Dortmund ou BVB, é um clube de futebol situado na Alemanha, mais precisamente no Vale do Ruhr, maior região industrial do país. 

Fundado em 19 de Dezembro de 1909 (110 anos) por um grupo de 18 jovens jogadores de futebol de Dortmund, que estavam descontentes com o tratamento do pároco local ao seu time de futebol -Trinity Youth- patrocinado pela Igreja Católica. 

O nome “Borussia” é latino e significa Prússia (antigo reino alemão). Incialmente, o time vestiu as cores azul, branco e vermelho. Em 1913, porém, os dirigentes adotaram o amarelo e preto -usado até hoje. 

Foto: Borussia Dortmund

Em campo, o clube não conseguia grandes resultados no futebol regional, entretanto, foi no final da década de 1920 que a situação se agravou. Em 1929, com a crise mundial devido à quebra da bolsa de Nova York, o clube quase foi a falência; além disso, também fizeram contratações de jogadores profissionais, o que deixou a equipe profundamente endividada. O Borussia apenas conseguiu ‘sobreviver’ através de um torcedor que cobriu a escassez financeira da equipe de seu próprio bolso. 

Fazendo jus ao ditado de que “nada é tão ruim que não possa piorar” na década de 1930, quando o regime nazista tomou conta da Alemanha e, por não se juntarem ao partido de Adolf Hitler, os dirigentes do time de Dortmund foram afastados e, posteriormente, fuzilados. Foi nesse período que a rivalidade com o Schalke 04 -time em grande ascensão na época- cresceu.

Em 1947, ao vencer o rival Schalke na final por 3 a 2, o Borussia consquistou seu primeiro título da Westfalia (região história da Alemanha). 

Os posteriores sucessos, fizeram do time aurinegro uma das referências para o futebol nacional. Em 1954, na Suíça, teve seu primeiro jogador -o goleiro Heinrich Kwiatkowski- disputando uma final de Copa do Mundo, no qual a Alemanha foi a grande campeã. 

Em 1956 e 1957, o clube conquistou seus primeiros títulos nacionais. A chamada Oberliga West, era a primeira divisão do futebol alemão na época e durou até 1963, sendo o Borussia Dortmund seu último campeão. A partir daí, foi criada a Bundesliga.

Dois anos depois, em 1965, o Dortmund venceu sua primeira DFB-Pokal (Copa da Alemanha). E, em 1966, venceu o Liverpool na final da Recopa Europeia por 2 a 1, se tornando o primeiro clube alemão a conquistar um torneio continental. 

Apesar do sucesso do clube nas décadas de 1950 e 60, a década de 1970 foi caracterizada por vários problemas financeiros e pelo rebaixamento na Bundesliga em 1972. Em contrapartida, a construção do Westfalenstadion, atualmente Signal Iduna Park, foi concluída em 1974. A icônica Muralha Amarela, o terraço sul do estádio, é o maior da Europa e abriga indiscutivelmente a seção mais apaixonada e dedicada de fãs de futebol do planeta.

O clube retornou à Bundesliga em 1976, todavia, na década de 1980, os problemas financeiros continuaram. O Dortmund evitou, por pouco, o rebaixamento em 1986, ao vencer o terceiro jogo decisivo contra o Fortuna Köln, resultando na 16ª colocação no Campeonato Alemão. 

A Era de Ouro

 Na década de 1990, o Dortmund ainda procurava o quarto título alemão e o primeiro título da Bundesliga. Como um dos dezesseis clubes fundadores da Bundesliga, a seca pelo título permaneceu particularmente intrigante depois que o Stuttgart conquistou, por pouco, o título de 1992 na última jornada.
Porém, devido ao vice campeonato na Copa da UEFA de 1993, o Dortmund recebeu ajuda financeira, permitindo-lhe contratar jogadores melhores como parte de sua busca por um título. 

Sendo assim, em 1994-95 e 1995-96, o Borussia conseguiu o bi do Campeonato Alemão. E, na temporada de 1996-97 (melhor temporada do Dortmund da história), a equipe venceu a Juventus (Itália) por 3 a 1 e conquistou, pela primeira vez, a tão sonhada Liga dos Campeões. No final do ano, ainda se tornou campeã mundial ao vencer o Cruzeiro por 2 a 0. 

Foto: UEFA.com

 Na virada do milênio, o Dortmund se tornou o primeiro (e único) clube de capital aberto na bolsa de valores alemã. Pouco depois, o clube conquistou o terceiro título da Bundesliga e o sexto título alemão em 2002, após uma corrida milagrosa no final da temporada. Semelhante aos anos anteriores da história do Dortmund, no entanto, preocupações financeiras ressurgiram.

Em 2005, o Borussia estava novamente à beira da falência. Cortes salariais em todo o clube, um empréstimo do Bayern de Munique de 2 milhões de euros e um acordo de patrocínio para renomear o estádio (para Signal Iduna Park) fizeram com que o aurinegro sobrevivesse financeiramente, com isso, conseguiu escapar de outro susto de rebaixamento. Como era tradição, o Dortmund encontrou uma maneira de superar mais uma série de obstáculos que cercavam o clube.

O ano de 2008 marcou o início de mais um retorno à glória do time alemão, quando contratou Jurgen Klopp como técnico.

As duas primeiras temporadas de Klopp (2008-09, 09-10) deram aos espectadores esperança para o futuro, a juventude e o talento da equipe contribuíram para um otimismo que levaria à temporada 2010-11.

Esse otimismo rapidamente se tornou entusiasmo, já que o Dortmund estava no topo da tabela. O BVB venceu seu quarto título da Bundesliga e o sétimo título alemão. Além disso, essa equipe foi o grupo mais jovem a vencer o título da Bundesliga.

 Na temporada seguinte, o Borussia conquistou o bicampeonato, sendo seu oitavo título alemão. Além disso, venceu o Bayern na final da Copa da Alemanha por 5 a 2. Com isso, se tornou o quarto clube alemão a vencer a Bundesliga e a Copa da Alemanha no mesmo ano. 

Porém, na temporada seguinte terminaram em segundo lugar, atrás do Bayern de Munique. O Dortmund teve a oportunidade de vingar o segundo lugar no campeonato, na final da Liga dos Campeões, mas seus rivais de Munique conseguiram vencer a final sobre os aurinegros por 2-1.

 O mandato notável de Klopp parou quando ele deixou o cargo em abril de 2015. Sem Klopp, o Dortmund teve dificuldades tanto nas competições nacionais quanto nas internacionais. Porém, em 2017, sob o comando do alemão Thomas Tuchel, o BVB venceu a Copa da Alemanha por 2 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt. 

Atualmente, o Borussia Dortmund é comandado pelo suíço Lucien Favre, que conquistou a Supercopa da Alemanha na temporada de 2019-20. 

Foto de capa: (Reprodução/Borussia Dortmund).

Ney, Ganso e cia! Os jogadores em atividade com mais gols pelo Santos Lampions! A provável escalação do Bahia para enfrentar o Ferroviário-CE pela Copa do Nordeste Alguém vai bater? Os principais recordes do Brasileirão Pré-Libertadores: chaveamento, datas, onde assistir e mais