Contra o Mönchengladbach, Borussia Dortmund inicia mais uma caçada ao Bayern no Alemão

Para a surpresa de zero pessoas, o Bayern de Munique confirmou todo seu favoritismo e goleou o Schalke 04 na estreia por 8 a 0. Se a lógica se confirmar, o favoritismo dos Bávaros tendem a se manter durante toda a Bundesliga, assim como tem sido desde a temporada 2012-13. Por outro lado, buscando quebrar a hegemonia de oito temporadas do Bayern, o Borussia Dortmund tenta fazer o que não conseguiu fazer até hoje sob o comando de Lucien Favre: regularidade.

Já há duas temporadas no comando dos aurinegros, Favre sempre teve bons elencos em mãos. Alias, o da última temporada era, provavelmente, o melhor elenco que o Borussia teve desde a temporada 12/13, quando chegou até a final da UEFA Champions League. Entretanto, mesmo com boas peças, o esquema deseja pelo atual treinador não parece ser o bastante.

Até onde a equipe pode chegar?

Muito questionado por grande parte da torcida, o sueco esbarra em escolhas bastante contestáveis e montagens táticas, algumas das vezes, inadequadas. Com grandes talentos em mãos, parece que ele nunca consegue tirar o máximo de seus atletas, seja pelo esquema montado, ou simplesmente por “azar”.

Para essa temporada, a equipe da Muralha Amarela manteve a base do forte elenco da temporada passada, e ainda se reforçou. A permanência de Sancho no time e as chegadas de Jude Bellingham e Reinier aumentam ainda mais o poderio ofensivo aurinegro. No entanto, a defesa – bem contestada na temporada passada – segue sendo uma incógnita para os torcedores.

Desse modo, para que os comandados de Lucien Favre conquistem algo a mais do que um vice-campeonato, é necessário que o atual treinador ache a consistência – defensiva e ofensiva – que ele não achou em duas temporadas de clube. Além disso, peça por peça, a equipe segue sendo muito forte e, por mais que passe longe de favorita, é uma das equipes que podem incomodar o atual campeão.

A primeira oportunidade de beliscar um título na temporada já é no próximo dia 30, contra esse mesmo Bayern, pela final da Supercopa da Alemanha. Após isso, o Borussia Dortmund concentra todas suas forças nas primeiras rodadas da Bundesliga buscando, finalmente, acabar com a hegemonia bávara.

Foto de capa: Reprodução / Twitter do Borussia Dortmund

Resta1

Guilherme Alves

Editor-chefe, repórter, redator, comentarista e âncora. Falo sobre futebol, basquete, futebol americano e automobilismo.