|

Pretendendo repetir 1997, o Borussia disputará sua 14ª Champions.

Clube alemão tem pela frente Barcelona, Slavia Praga e Inter de Milão.

Fundado em 1909, com 8 títulos do Campeonato alemão, 4 Copas da Alemanha, uma Champions League e um Mundial, o Borussia Dortmund busca a segunda Liga dos Campeões em sua história. Sua torcida apaixonada, famosa também por seus mosaicos, é um dos principais fatores para ajudar a equipe alemã a conquistar mais um título internacional. A força do Signal Iduna Park será crucial para o andar da competição, tanto na fase mata-mata, quanto na fase de grupos. Apesar de não ser uma tarefa fácil conquistar a Champions, a torcida auri-negra tem motivos para acreditar em um possível título do Borussia Dortmund, mesmo depois de um ano de altos e baixos.

Temporada 18-19

Após perder de forma frustante o Campeonato Alemão, decidido apenas na 34ª rodada e ser eliminado na copa da Alemanha nas oitavas de final pelo Werder Bremen, nos pênaltis, os auri-negros tentam se recuperar e voltar com força máxima para conquistar algum troféu, seja ele nacional ou internacional. Todavia, a temporada 18-19 não foi totalmente um fracasso para a equipe comandada por Lucien Favre. Por ser o segundo colocado da Bundesliga e o Bayern ter conquistado a liga nacional e a Copa da Alemanha, a equipe do estádio Signal Iduna Park conquistou vaga na final da Supercopa; Sancho e Paco Alcácer marcaram para dar o título ao time preto e amarelo. Outrossim, a equipe de Dortmund, em Renânia do Norte-Vestfália, conseguiu se sair bem na fase inicial da Champions League da temporada passada e terminou em primeiro no grupo A da competição. Veja os números:

Club Brugge 0x1 Borussia;
Borussia 3×0 Mônaco;
Borussia 4×0 Atlético de
Madrid;
Atlético de Madrid 2×0
Borussia;
Borussia 0x0 Club Brugge;
Mônaco 0x2 Borussia.

Depois de fazer 13 pontos, marcar 10 gols e sofrer apenas 2, a torcida acreditou que esse era o momento do clube conquistar novamente a UEFA Champions League. Título esse que foi adquirido pela primeira vez em 1997, quando venceu a Juventus por 3×1, no Estádio Olímpico de Munique. Contudo, o feito não se repetiu. Na primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões, disputada contra o Tottenham, o time alemão perdeu por 3×0 no estádio de Wembley e, posteriormente, pelo placar de 1×0 em sua casa, o Signal Iduna Park.

Elenco

O ano passado revelou boas peças para a equipe alemã, como Jadon Sancho, inglês oriundo do Manchester City. Em 43 jogos, o jovem destaque do Borussia Dortmund marcou 13 gols e assistiu em 16 passes para gols. Além disso, segundo o Transfermarkt, é o jogador com maior valor de mercado do elenco: €100 milhões.

Já em 2019, outros nomes para reforçar os auri-negros, como Julian Brandt e Thorgan Hazard. O camisa 19, vindo do Bayer Leverkusen por €25 milhões, teve destaque na equipe de Peter Bosz após marcar 10 gols e dar 17 assistências em 43 jogos na última temporada. Outro reforço de peso para o time alemão foi Thorgan Hazard, de 26 anos, que não é conhecido apenas pelo famoso sobrenome; na temporada 18-19, pelo Borussia Mönchengladbach, assistiu em 12 gols e balançou a rede em 13 oportunidades, com 35 jogos disputados. Ademais, Mats Humells retornou ao clube alemão após 3 anos no rival, Bayern. O zagueiro alemão usou a camisa auri-negra entre 2008 e 2016 e agora voltou ao Borussia por 38 milhões de euros.

Dessa forma, a equipe de Dortmund fará sua estreia na Champions no dia 17/09, às 16:00, contra o Barcelona. Os auri-negros ainda terão pela frente Inter de Milão e Slavia Praga, no grupo F.

Foto de capa: Rede social do Borussia.