O Campeonato Brasileiro da série C, chegou ao momento decisivo, oito times disputam vaga na segunda divisão do ano que vem, o Botafogo/PB é o representante paraibano na competição, o clube conquistou a vantagem mínima, no primeiro jogo, diante do Botafogo-SP e está próximo do tão sonhado acesso.
Na temporada:
No campeonato estadual o Botafogo/PB sagrou-se campeão, já o Botafogo-SP foi eliminado, nos pênaltis, nas quartas de final, pelo Santos. O Belo ainda disputou copa do nordeste e copa do Brasil durante a temporada, o time paulista teve o foco total voltado ao campeonato brasileiro da série C.
Na série C:
O Botafogo/PB fez uma campanha irregular, começou bem, mas acabou ficando seis rodadas sem vencer, não chegou a entrar na zona de rebaixamento, se recuperou, foi o segundo time que mais pontuou, no segundo turno, no grupo A, conseguiu uma arrancada e uma sequência de invencibilidade, e voltou ao G4, quase conseguiu vaga antecipada para o mata-mata, terminou a fase de grupos, na 4° colocação, com 26 pontos, 6 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, marcou 22 gols e levou 17.
O Botafogo-SP obteve a melhor campanha da série C, na primeira fase, só não esteve no G4 na primeira rodada, porém a liderança, do grupo B, chegou apenas na última rodada da fase de grupos, conquistou 35 pontos, pelo grupo B, sendo 10 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, marcou 30 gols, o segundo melhor ataque entre os dois grupos, o goleador da equipe, Caio Dantas, é o artilheiro da competição, com 10 gols, além da melhor defesa, sofreu 14 gols em 18 rodadas.
Histórico:
Já é o quinto ano consecutivo que o Botafogo/PB disputa a série C, em 2013 conquistou a série D, em 2014 passou a competição toda no G4 e acabou saindo na última rodada e ficou com a 6° colocação do grupo A, em 2015 terminou novamente em sexto lugar. Em 2016 conseguiu a classificação para o mata-mata, mas no jogo do acesso, empatou por 0 à 0, em casa, e em Varinha-MG, foi eliminado com um gol aos 50 minutos do segundo tempo, diante do Boa Esporte, o time mineiro foi o campeão da série C daquele ano. Em 2017, lutou contra o rebaixamento, conseguiu a permanência na última rodada. O Botafogo/PB tenta voltar à série B depois de 29 anos.
O Botafogo-SP não disputa a série B, desde de 2001, passou por um momento de declínio e voltou a disputar o campeonato brasileiro em 2009, a série D, em 2015 conseguiu o acesso e o título da quarta divisão diante do River-PI, em 2016 chegou às quartas de final, empatou por 0 à 0 a primeira partida e perdeu por 1 à 0, em Natal, diante do ABC. O ano passado não se classificou para a fase de mata-mata, pelo saldo de gols, 3 times do grupo B terminaram com 25 pontos, e o Volta Redonda por ter 2 gols a mais de saldo acabou se classificando. O tricolor de Ribeirão Preto que completa 100 anos, no dia 12 de outubro, quer o acesso para coroar o centenário do clube.
No formato atual da série B, os dois clubes tentam um acesso inédito, assim como seus comandantes, os treinadores Evaristo Piza e Léo Condé buscam o primeiro acesso de suas carreiras.
Evaristo Piza é paulista, comandou o XV de Piracicaba durante a Série A2 do Campeonato Paulista deste ano. Léo Condé, apesar de ser mineiro, já treinou times nordestinos.
Há 40 anos, Botafogo/PB e Botafogo-SP tiveram seu primeiro encontro, o duelo aconteceu no Estádio Santa Cruz, mesmo local da partida de domingo, foi pelo campeonato brasileiro, na época a competição não existia divisão, no dia 16 de junho de 1978 o clube paulista levou a melhor por 2 à 1.
Na primeira partida do mata-mata, realizada em João Pessoa, o Botafogo-PB venceu por 1 à 0.
Para conseguir o acesso:
Botafogo/PB = Vencer ou empatar por qualquer placar.
Botafogo-SP = Vencer por dois ou mais gols de diferença.
Pênaltis = Como não tem mais o gol qualificado na série C, gol fora de casa não serve como critério de desempate, portanto se o Botafogo-SP vencer por um gol de diferença (ex: 1×0, 2×1, 3×2) a disputa será decidida nas penalidades.
Os 1° e 2° colocados de cada grupo, não se deram bem na primeira partida do mata-mata, Náutico, Operário-PR, Botafogo-SP e Atlético-AC, perderam seus jogos, os time que jogaram em seus domínios conseguiram a vantagem para a segunda partida.
Resultados do primeiro jogo do mata-mata:
Botafogo/PB 1×0 Botafogo-SP
Santa Cruz 1×0 Operário-PR
Cuiabá 2×0 Atlético-AC
Bragantino 3×1 Náutico
Confrontos das quartas de final, que garante acesso à série B:
Operário-PR x Santa Cruz (domingo às 15h)
Náutico x Bragantino (domingo às 17h)
Botafogo-SP x Botafogo/PB (domingo às 19h)
Atlético-AC x Cuiabá (segunda às 21h)
Assim como em 2016, o Botafogo/PB decide o jogo do acesso fora de casa, vai até Ribeirão Preto, enfrentar novamente o Botafogo-SP, no próximo domingo (26), no Estádio Santa Cruz, às 19h.
Torcidas:
A torcida paraibana fez uma bela festa no jogo de ida. Para este domingo, cerca de 200 torcedores saíram de João Pessoa e vão se fazer presente nas arquibancadas, para acompanhar este jogo decisivo e empurrar os jogadores ao acesso.
A torcida do interior de São Paulo promete não ficar para trás, são esperados 20.000 torcedores, dez mil ingressos já foram vendidos, as vendas foram iniciadas antes mesmo da primeira partida, crianças até 12 anos e acompanhantes de sócios não pagam para adentrar no estádio, torcedores devidamente uniformizados, estudantes, idosos, aposentados, portadores de necessidades especiais e professores de escolas públicas tem direito a meia entrada.
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…