O Botafogo/PB mantém o título em João Pessoa, campeão em 2017 e em 2018, o alvinegro da estrela vermelha se torna Bicampeão estadual e chega ao 30° título de sua história, continua sendo o clube que mais conquistou o campeonato paraibano. Nos últimos 6 anos chegou a final em todas e foi campeão em 4 delas.
Deu o troco! Após perder o primeiro jogo em Campina Grande por 1×0, na quinta-feira, o Campinense tinha a vantagem do empate, mas o Botafogo/PB em casa, venceu por 2×0 e se consagrou Bicampeão estadual.
O jogo:
O Belo embalado pela sua torcida, começou com mais pose de bola, mas foi o Campinense quem chegou com perigo, dificultando a vida do goleiro Saulo, que salvou por duas vezes. Aos 15′ o jogo precisou ser parado por uma confusão entre os glândulas e alguns jogadores do Campinense, logo depois jogadores que atuavam e é o banco do Belo também chega junto na confusão e torna um verdadeiro tumulto, no fim das contas, três glândulas foram, o goleiro e o lateral reserva do Campinense e o preparador de goleiro Austrália do Belo foram expulsos.
Após a confusão o Botafogo/PB comandou as ações e encurralou o Campinense, chegou até a marca antes dos acréscimos, quando Marcos Aurélio cobrou falta, o goleiro espalmou, Rogério aproveitou e mandou pra Dico, mas o árbitro assinalou que a bola já havia saído pela linha de fundo quando Rogério pegou o rebote e anulou o gol. E o primeiro tempo terminou mesmo sem alteração no placar.
O segundo tempo começou como terminou o primeiro, o Botafogo/PB atacando, e antes dos 5′ o Belo abriu o placar, após um cruzamento na área a bola sobra para Nando fazer 1×0. O Campinense atrás no placar tentou pressionar, mas teve um jogador expulso aos 32′ minutos e ai as coisas complicaram ainda mais. O adversário com um a menos o Belo aproveitou a oportunidade para ampliar o placar, Marcos Aurélio em cobrança de falta novamente, manda na área e Lula de cabeça faz 2×0. E decretava o Campeão paraibano de 2018.
Jogo: Botafogo/PB 2×0 Campinense
Local: Estádio Almeidão
Data: 08/04/2018
Horário: 19:00
Competição: Campeonato paraibano
Escalação: Saulo, Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula, Carlos Renato, Rogério, Rafael Jataí, Mazinho (Hiroshi), Marcos Aurélio, Dico (Mário Sérgio) e Nando (Allan Dias). Tec: Leston JR.
Com o título, o Botafogo/PB se classifica direto para a fase de grupos da Copa do Nordeste, já o Campinense vai ter que disputar a pré-Copa do Nordeste.
O Botafogo/PB foi o time que mais jogou na competição, mesmo o Campinense também chegando a final, o time de Campina Grande não jogou as quartas de final, pois se classificou de forma direta para as semifinais, por ter sido o primeiro do grupo A. O Botafogo/PB passou por todas as etapas para chegar ao título, foram 16 jogos, sendo dez vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. A fase de grupos concluiu de forma invicto, perdeu apenas nas quartas de final, para o Sousa e na final para o Campinense, ambas no jogo de ida, por 1×0.
Dono do melhor ataque da competição com 35 gols, o artilheiro da competição não poderia ser de outro time, Nando marcou 10 gols e assumiu a artilharia, ninguém fez mais gols que o número 9 do Belo neste campeonato, apesar de algumas vezes criticado pela torcida, sempre que disponível era a opção escolhida pelo treinado Leston, no ataque.
Leston Junior que chegou ao futebol paraibano desconhecido, um técnico novo e sem muita experiência, mas comandou com muita maestria o seu elenco e na primeira passagem pela Paraíba chegou pra deixar seu nome na história.
Há quem diga que o Botafogo/PB tem apenas 29 títulos, pois em 2002 o Atlético de Cajazeiras foi campeão, porém foi punido pelo STJD por escalar um jogador irregular, mas a Federação Paraibana de Futebol (FPF) ainda considera o time do sertão como vencedor, o Belo até solicitou o reconhecimento pela Federação, mas até então não foi acatado.
Certeza mesmo é que o Botafogo Futebol Clube é o campeão paraibano de 2018, mesmo disputando três competições simultaneamente, o Botafogo/PB conseguiu seus objetivos, acabou sendo eliminado da Copa do Brasil para o Atlético-MG, mas segue firme nas quartas de final e conquista o estadual. Garantiu calendário para o próximo ano, com vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
Paraibano só em 2019, a copa do Nordeste só retorna em maio, agora o foco do Belo será no campeonato brasileiro, a série C já começa no próximo domingo (15), o Botafogo/PB estreia contra o Salgueiro lá em Pernambuco, no Estádio Cornélio de Barros Muniz, às 16h.
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…