Estreia indesejada.

Botafogo/PB começa o campeonato brasileiro da série C, com um empate amargo, jogando em casa, o time não conseguiu superar o Ferroviário.

Após o título paraibano, no sábado, o time teve a semana para trabalhar, visando o brasileirão, um amistoso foi marcado com o Sport que disputa a série B, o jogo treino aconteceu no CT José Andrade Médicis, em Pernambuco, na terça-feira (23), o Botafogo/PB acabou perdendo, por 5 à 2.

O jogo:

O Botafogo/PB começou empolgando parecia uma noite de alegria para o torcedor alvinegro, quando aos 30 minutos, após falta cobrada por Fábio Alves, lançada na área, Nando cabeceou para abrir o placar, o Ferroviário chegou a reclamar de impedimento, mas o gol foi validado.

Mas o Ferroviário que praticamente só se defendia, empatou no fim da primeira etapa, falta marcada próximo a grande área, pelo lado direito, Zeca cobrou e Edson Cariús não perdoou.

O Botafogo/PB continuou melhor no segundo tempo, porém de forma desorganizada, Clayton era o articulador, mas o meia parecia sentir falta do companheiro Marcos Aurélio. No contra-ataque o Ferroviário levava perigo, com Cariús, mas o placar permerceu igual.

Partida: Botafogo-PB 1 x 1 Ferroviário-CE.

Data e hora: 28/04/2019, domingo, às 17h.

Local: Estádio Almeidão (João Pessoa, Paraíba).

Competição: campeonato brasileiro da série C.

Árbitro principal: Hélder Brasileiro de Aquino (AL).

Assistentes : Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL).

Quarto árbitro: Clizaldo Luís Maroja (PB).

Analista de campo: João Bosco Honorato (PB).

Botafogo/PB: Saulo, Israel, Lula, Donato, Fábio Alves, Rogério, Marcos Vinicius (Hiago), Juninho (Erivelton), Clayton, Dico (Felipe Alves) e Nando.
Técnico: Evaristo Piza.

Ferroviário: Nícolas, Lucas Mendes, Da Silva, Afonso, Zeca, Mazinho, Gleidson, Leanderson (Jean Henrique), Janeudo (Michael), James Dean(Jeferson Caxito) e Edson Cariús.
Técnico: Marcelo Vilar.

Gols: Nando ( 30′ do 1T) e Edson Cariús (42′ do 1T).

Evaristo Piza apostou nas estreias de Felipe Alves, Hiago e Erivelton, todos entrando no segundo tempo, mesmo assim não conseguiu sair do empate.

Nos últimos cinco anos o Botafogo/PB não se deu bem em suas estreias, a única vitória foi em 2014, sobre o rival Treze, inclusive o time de Campina Grande volta a competição, desde de então.

2014 – Botafogo/PB 3 x 2 Treze
2015 – Botafogo/PB 0 x 1 Salgueiro
2016 – Salgueiro 1 x 0 Botafogo/PB
2017 – Botafogo/PB 0 x 0 Cuiabá
2018 – Salgueiro 0 x 0 Botafogo/PB
2019 – Botafogo/PB 1 x 1 Ferroviário

O Ferroviário não jogava uma partida oficial desde do dia 20 de março, quando sofreu uma goleada, por 6 à 2, diante do Ceará, após a eliminação o time dispensou onze atletas e cerca de dez reforços cehgaram.

Para o Ferroviário o empate acabou com um gosto de vitória, o time conduzido pelo ex-treinador botafoguense, Marcelo Villar, que foi campeão da série D, com as duas equipe, em 2013 pelo Belo e é o atual detentor do título com o time cearense, a arma da euqipe e do comandante é Edson Cariús, que foi artilheiro do estadual, com 10 gols, e praticamente sozinho consegue desequilibrar a defesa adversária, o tricolor que aparentemente veio a João Pessoa, “por uma bola”, conseguiu.

Jogos da 1° rodada (grupo A):

Imperatriz-MA 2 x 0 Globo-RN
Confiança-SE 0 x 2 Sampaio Corrêa-MA
Botafogo/PB 1 x 1 Ferroviário-CE
ABC-RN 2 x 0 Náutico-PE

Finalizando a rodada, nesta segunda-feira (29), o Santa Cruz recebe o Treze, às 20h.

Próximo compromisso:

Na segunda rodada o Botafogo/PB enfrenta o Sampaio Corrêa, no Castelão, no Maranhão, no sábado (04), às 17h.