Fortaleza vence o Botafogo/PB novamente e conquista o nordeste.

Assim como na primeira partida realizada no Ceará, o Fortaleza volta a vencer o Botafogo/PB pelo mesmo placar, 1 à 0, desta vez na Paraíba e levanta a “orelhuda” da Lampions League.

O jogo:

O Fortaleza poderia até empatar, pois havia vencido o jogo de ida, pelo placar mínimo, a vantagem que já era boa ficou ainda melhor, com um gol “relâmpago”, aos três minutos de partida, Fábio Alves não conseguiu marcar Romarinho, a bola sobrou para Wellington Cezar que chutou em cima de Tinga, a bola sobrou para Wellington Paulista, que marcou no primeiro duelo, marcar novamente.

Após fazer o gol, o Fortaleza passou a explorar os contra-ataques, sem levar muito perigo, o Botafogo/PB se lançou ao ataque, mas não conseguia construir, as melhores chances foi com Nando, sozinho de cabeça desperdiçou, Lula também pelo alto, debaixo da trave colocou sobre o gol, Marcos Aurélio tentou um chute de fora da área, mas o goleiro espalmou.

No segundo tempo não foi muito diferente de como terminou a primeira etapa, antes mesmo do cronômetro marcar o primeiro minuto, após cobrança de falta, Lula cabeceou o goleiro deu rebote e Marcos Vinicius se atrapalhou e não conseguiu concluir. No cruzamento na área, Fábio Alves tentou de cabeça, a bola passou perto, mas foi para fora.

O Belo continuou pressionando, após cobrança de escanteio, Enercino tentou de “bicicleta”, mas errou, a bola sobrou para Dico e o goleiro fez boa defesa. A equipe paraibana tentava mais, ate pelo placar adverso e precisando de pelo menos foi gols para levar a decisão aos pênaltis, mas foi o Fortaleza que teve a melhor chance, cruzamento rasteiro, sobrou livre para Marcinho, que debaixo da trave perdeu um gol inacreditável.

Daí em diante o tempo era inimigo botafoguense, o cronômetro rodava e o time não conseguia se quer assustar, para o Fortaleza o apito final foi a consagração de um título inédito, a torcida botafoguense fez uma festa a parte, após o fim de jogo, aplaudiu e reconheceu a campanha feita pelo clube.

? Reprodução: Live FC

Ficha técnica da final:

Partida: Botafogo/PB 0 x 1 Fortaleza.

Data e hora: 29/05/2019, quarta-feira, às 20h.

Local: Estádio Almeidão (João Pessoa, Paraíba).

Competição: copa do nordeste.

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN).

Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN).

Quarto árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).

Quinto árbitro: Francisco de Assis da Hora (RN).

Árbitro de vídeo: Heber Roberto Lopes (SC).

Assistentes de árbitro de vídeo: Elmo Alves Resende Cunha (GO) e Flávio Gomes Barroca (RN).

Botafogo/PB: Saulo, Israel, Donato, Lula, Fábio Alves, Rogério (Dico), Marcos Vinícius, Wellington Cézar (Paulo Renê), Marcos Aurélio (Enercino) Clayton e Nando.
Técnico: Evaristo Piza.

Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Quintero, Roger Carvalho, Carlinhos, Felipe, Araruna, Romarinho (Marlon), Osvaldo (Marcinho), Wellington Paulista (Dodô) e Júnior Santos.
Técnico: Rogério Ceni.

Gol: Wellington Paulista (03′ do 1T).

O Botafogo/PB foi em vários momentos melhor que o Fortaleza, porém esteve longe de ser a equipe que venceu as quartas e semifinais, contra CSA e Náutico, respectivamente, o time sentiu o gol sofrido nos primeiros minutos de partida e viu a vantagem do adversário que já era boa, aumentar, os jogadores tentaram, mas não conseguiam construir jogadas de perigo, mas o esforço e a bela campanha foi reconhecida, afinal foi a primeira vez que o clube chegou a decisão da copa do nordeste.

O Fortaleza vive o melhor momento da última década, em 2017 conquistou o acesso à série B, após oito anos, Rogério Ceni chegou para comandar a equipe e ser campeão da segunda divisão do campeonato brasileiro, garantindo a ascensão a elite, este ano voltou a levantar a taça do estadual, chegou pela primeira vez na final da copa do nordeste e assegurou a “orelhuda”, como premiação, o clube ainda irá disputar a copa do brasil de 2020, entrando já nas oitavas de finais.

Agora para o Botafogo/PB só resta o campeonato brasileiro, pela série C, o time enfrenta o confiança, no próximo domingo (02), no Estádio Batistão, em Aracaju, às 16h.