Novela do campeonato paraibano.
Ainda sem definições do formato do Campeonato paraibano do ano que vem, mesmo depois de duas reunião com os representantes de cada clube que vai disputar a competição, nada ficou definido. Devido a copa do mundo o campeonato precisa ser mais enxuto, apesar de ter período de início e término e a quantidade de datas, ainda não se sabe modelo da disputa.
Inicialmente a FPF planejava 18 datas para o campeonato , isso com os 10 clubes se enfrentando com jogos de ida e volta e a equipe que mais pontuar levaria o título, parecido com o que foi esse ano, apenas não teria a fase de mata- mata, semifinal e final, seria por pontos corridos. Presidente da FPF, Amadeu Rodrigues cogitou que o paraibano seguisse o estilo do baiano de 2017, porém o campeonato possui 15 datas o que está fora do estipulado pela CBF.
Porém alguns clubes queriam que o campeonato tivesse 22 datas como foi esse ano, uns queriam que o estadual começasse no dia 5 outros no dia 17 de janeiro. Zezinho presidente do Botafogo/PB expressou que a Série D é diferente da Série C, pois na quarta divisão tem seis partidas e depois o clube pode não jogar mais caso não se classifique, e a Série C tem calendário preenchido. É por isso times que jogam a Série D ou não tem competição nacional para disputar, quer um campeonato mais longo, pois assim teria mais jogos e não ficaria de férias tão cedo.

Mas o que tava ruim ficou ainda pior quando a CBF dar apenas 13 datas para todo o campeonato e com isso todos os campeonatos estaduais do Nordeste deve começar no dia 21 de janeiro. A Confederação Brasileira de Futebol disponibilizou 13 datas e os clubes terão que conciliar com copa do Nordeste e copa do Brasil que já tem datas de início, 17 de janeiro à 08 de abril e 31 de janeiro à 17 de outubro respectivamente. Lembrando que a CBF recebeu o aval da FIFA para que a série C não tenha interrupção durante a copa do mundo.
O campeonato paraibano tem duas saídas para cumprir com a data estipulada pela CBF:
- Os 10 times se enfrentam apenas com jogos de ida e os 4 que mais fizesse pontos faria a semifinal e consequente sairia os finalistas.
- Ou dividiria os 10 clubes em dois grupo de cinco, no primeiro turno os times jogaria com times do seu grupo e no segundo turno enfrentaria os times do outro grupo e os melhores de cada grupo completaria a fase final da competição.
Com isso o campeonato teria 12 datas em ambos os formatos e obteria pontos corridos e mata-mata e estaria dentro das 13 datas que a CBF sancionou.