Quem sai e quem fica!
Após conseguir a permanência na série C, a diretoria do Botafogo/PB começou a se articular para decidir o futuro do elenco.
Após o término da fase de grupos da Série C onde ficou definido os rebaixados, começou um questionamento de uma suposta entrega por parte do time do Sampaio. A rivalidade do Maranhão está entregue aos STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) que analisa o caso, devido a algumas postagens nas redes sociais, antes do jogo, onde o Sampaio líder e já classificado perdeu para o Botafogo/PB ( que brigava pra não ser rebaixado) e o Moto que perdeu fora de casa para o Fortaleza e acabou sendo rebaixado, acredita que seu rival “facilitou o jogo” para que isso acontecesse.
O diretor jurídico do clube Alexandre Cavalcanti afirmou que o Botafogo/PB esta imune de qualquer culpa, pois não foi citado na acusação.
Mesmo conseguindo o feito que muitos não acreditavam, se manter na terceirona, muita coisa precisa ser mudada e o planejamento para 2018 teve seu início. A prioridade da diretoria é definir os jogadores que sai e os que permanecem para a próxima temporada. A situação de cada atleta está sendo definida separadamente, alguns já tem o futuro definido.
O Botafogo/PB renovou contrato com Dico e Djavan, porém os atletas foram emprestados, o atacante vai defender o Náutico, já a prata da casa foi defender o ABC a pedido do atual técnico Itamar Schulle. Ambos foram jogar o restante da série B, para livra os times do Nordeste de ser rebaixado, já que ambos os times ocupa a zona de rebaixamento da segundona, conseguiram o feito pelo time paraibano e agora vai ter o mesmo desafio só que em outro estado e em outra divisão. Quem também teve o mesmo caminho foi Rafael Oliveira que se junta a Dico no Náutico, porém Rafael não foi por empresto, pois ele não faz mais parte do elenco botafoguense, ele foi um dos que deixaram o clube.