O Botafogo/PB venceu o Campinense mais uma vez e conquistou o campeonato paraibano de 2019, se tornando tricampeão consecutivo e aumenta a vantagem de títulos.
O Botafogo/PB por ter vencido, por 2 à 1, a primeira partida tinha a vantagem do empate, o Campinense necessitava de pelo menos uma vitória por um gol de diferença, para levar a decisão aos pênaltis.
O jogo:
O Botafogo/PB precisava de apenas um empate para garantir o título, a vantagem que ja era boa, ficou ainda maior, quando abriu o placar, com um gol relâmpago de Clayton, o artilheiro do campeonato.
O Campinense não tinha outra alternativa a não ser atacar, mas as investidas foram interrompidas pelo goleiro Saulo que afastou todo perigo e impediu do time comemorar.
Com o campo pesado devido a chuva, a bola ficou difícil de rolar, a torcida alvinegra já fazia a festa de campeão, quando ao “apagar da luzes”, Paulo Renê ampliou o marcador e decretou o título botafoguense.
Partida: Botafogo/PB 2 x 0 Campinense.
Data e hora: 20/04/2019, sábado, às 16h.
Local: Estádio Almeidão (João Pessoa, Paraíba).
Competição: campeonato paraibano.
Árbitro principal: Wagner Reway (PB).
Assistentes: Schumacher Marques (PB) e Paulo Ricardo (PB).
Campinense: Wagner, Gustavo, Jean, Richardson, James, Vitor Maranhão (Afonso), Jerfeson (Neilson), Cléber Gabriel (Romeu), Dênis e Lopeu. Técnico: Francisco Diá
Gols: Clayton ( 3′ do 1T) e Paulo Renê ( 50′ do 2T).
O Botafogo Futebol Clube chegou a sua sétima final consecutiva, pela sexta vez conquista o tricampeonato paraibano, para a Federação Paraibana de Futebol (FPf) esse foi o trigésimo título estadual, pois não reconhece o de 2002, ja que em campo quem foi campeão foi o Atlético de Cajazeiras, porém com um jogador irregular, inclusive o Belo já tem a denúncia no STJD, porém nunca foi oficializado, por isso para a entidade esse é considerado o 31°.
Resultado incontestável! O Botafogo/PB levanta o título paraibano de 2019, terminando com a melhor campanha geral na primeira fase, o único a vencer os dois jogos das semifinais, duas vitórias nas duas partidas finais, foram 14 jogos, 12 vitórias, 2 derrotas, para a Perilima e o Atlético de Cajazeiras, nas duas oportunidades com o time composto pelos reservas, melhor defesa, sofrendo 6 gols e o melhor ataque, marcando 24, além do artilheiro da competição, Clayton, que marcou 7 vezes.
Campanha do Botafogo/PB no paraibano:
Primeira fase:
1ª rodada – Botafogo/PB 4 x 1 Perilima.
2ª rodada – Esporte de Patos 1x 0 Botafogo/PB.
3ª rodada – Botafogo/PB 2 x 1 Atlético-PB.
4ª rodada – Campinense 0 x 1 Botafogo/PB.
5ª rodada – Botafogo/PB 3 x 0 CSP.
6ª rodada – Perilima 1 x 0 Botafogo/PB.
7ª rodada – Botafogo/PB 3 x 0 Esporte de Patos.
8ª rodada – Atlético-PB 2 x 0 Botafogo/PB.
9ª rodada – Botafogo/PB 1 x 0 Campinense.
10 ª rodada – CSP 0 x 2 Botafogo/PB.
Semifinal:
Primeira partida – Nacional de Patos 1 x 2 Botafogo/PB.
Segunda partida – Botafogo/PB 1 x 0 Nacional de Patos.
Final:
Jogo de ida – Campinense 1 x 2 Botafogo/PB.
Jogo de volta – Botafogo/PB 2 x 0 Campinense.
O Botafogo/PB com o título garante vaga direta na fase de grupos da copa do nordeste, já o Campinense irá disputar a pré-copa da competição regional. Ambos por ser finalistas, já estavam garantidos na copa do brasil em 2020.