
Na disputa entre paraibanos e paulistas, apenas um Botafogo conseguirá o objetivo, de disputar a segunda divisão do campeonato brasileiro do ano que vem.
No primeiro duelo, o Botafogo da paraiba, garantiu a vantagem mínima, em João Pessoa, por 1 à 0, gol de Juninho, e largou na frente, na disputa por uma vaga na série B.
Depois da vitória no domingo, o Belo se reapresentou na Maravilha do contorno, na segunda-feira, na terça à tarde viajou até São Paulo, a delegação deu sequência a preparação em Águas de Lindóia, na quarta-feira, na quinta trabalhou no período da tarde e na sexta pela manhã, à tarde viajou até Ribeirão Preto, onde encerrou a semana de treinos, na manhã de sábado, no palco da partida, no Estádio Santa Cruz.
O primeiro do elenco à chegar em São Paulo, foi Nando, ele que é paulista, viajou antecipadamente para visitar a família e depois se juntou ao restante do grupo.
O atacante vai estar a disposição, após cumpriu suspensão automática, na última partida, devido a expulsão contra a Juazeirense, na última rodada da fase de grupos, já havia recebido cartão vermelho na 11° rodada, no mata-mata os cartões amarelos são zerados, mas o dois que gerou o vermelho não é anulado, por isso ficou de fora da partida contra o Botafogo-SP.
O camisa 9 que chegou a ser contestado na série C, pela escassez de gols, perdeu a vaga com a chegada de Leandro Kivel, mas permaneceu trabalhando e quando teve a oportunidade aproveitou, participou dos 3 gols que selou a classificação, marcou o gol de empate, contra o Globo-RN, quando o Belo tinha um a menos em campo, no empate com a Juazeirense, por 2 à 2, Nando marcou um e teve participação fundamental no outro. É o vice-artilheiro da equipe no campeonato brasileiro, com cinco gols.
Marcos Aurélio que perdeu pênalti no primeiro jogo, a princípio havia sido vetado pelo departamento médico, por um edema no tornozelo direito, o meia não viajou com a delegação, ficou na capital paraibana fazendo fisioterapia, para tratar o problema, durante a semana a recuperação ocorreu mais rápido que o previsto, então surgiu a possibilidade dele viajar na sexta-feira e jogar no domingo.
O camisa 10 foi fundamental na trajetória do time até aqui e no jogo mais importante do ano, é provável que entre em campo, ainda que no sacrifício, pois é um dos mais experientes, além do maestro nas cobranças de falta e de escanteios, além de ser o artilheiro do Belo, com seis gols, na competição.
Caso o meia Marcos Aurélio não seja titular, Evaristo Piza, pode optar por permanecer com Hiroshi e a volta de Rafael Jatai, que seria o mais provável, ou preferir Carlos Renato, que entrou bem nas últimas partidas, ou ainda Allan Dias.
No ataque o mesmo dilema, Leandro Kivel ou Nando, Mário Sérgio que entrou bem na última partida, pode dar uma movimentação melhor no ataque, já que o adversário terá que sair para o jogo, em busca de resultado, por isso pode ser uma boa investida, Alex Gonçalves e Jobinho corre por fora na disputa.
O técnico terá que decidir se permanece com o zagueiro Lula e o meia Hiroshi, no lugar de Júnior Lopes e Rafael Jutaí, que cumpriram suspensão na última rodada da fase de grupos, e não voltaram a equipe titular no mata-mata.
O adversário:
O Botafogo-SP está invicto nesta série c, jogando em casa, em 9 jogos, foram 6 vitórias e 3 empates. Perdeu a invencibilidade de cinco jogos, na última partida diante do Botafogo/PB, e agora precisa reverter o placar, vencer por pelo menos dois gols de diferença para garantir o acesso, no tempo regulamentar, tarefa que não tem sido difícil para a equipe paulista na competição, na primeira fase, das nove partidas, cinco conseguiu essa disparidade no placar.
Mas o Botafogo-SP não consegue marcar gol em mata-mata desde do título da série D, em 2015, para quebrar esse jejum o elenco conta com o artilheiro, Caio Dantas, com 10 gols, especialista em gol de cabeça, e Felipe Augusto, que marcou 9 vezes.
Se a equipe não conhecia o adversário, o primeiro duelo foi a “colher de chá”, para não se surpreender mais. O elenco tricolor ainda conta com o zagueiro e capitão Plínio que atuou pelo xará paraibano.
Pelo lado do Botafogo/PB, o zagueiro Gladstone e o meia Allan Dias, já estiveram do lado do time paulista.
Arbitragem:
Na terça-feira foi realizado o sorteio para definir o quarteto de árbitros:
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (FIFA/PA)
Assistente 1: Hélcio Araújo Neves (CBF/PA)
Assistente 2: Heronildo S Freitas da Silva (CBF/PA)
Quarto árbitro: Wasley do Couto Leão (CBF/PA)
O Botafogo/PB está a oito jogos sem perder, se conseguir permanecer com a invencibilidade, conquista o acesso.
Para conseguir o acesso:
Botafogo/PB = Vencer ou empatar por qualquer placar.
Botafogo-SP = Vencer por dois ou mais gols de diferença.
Pênaltis = Como não tem mais o gol qualificado na série C, gol fora de casa não serve como critério de desempate, portanto se o Botafogo-SP vencer por um gol de diferença (ex: 1×0, 2×1, 3×2) a disputa será decidida nas penalidades.
A equipe que conquistar o acesso, está classificação para as semifinais da série C, a outra estará eliminada e disputa novamente a terceira divisão do campeonato brasileiro em 2019.
Valendo vaga na série B, Botafogo/PB e Botafogo-SP se enfrentam, neste domingo (26), no Estádio Santa Cruz, às 19h.
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…