|

Botafogo: Crise fora do campo, contudo, ótima fase fora dele

Equipe carioca enfrenta crise financeira fora dos gramados, no entanto vem correspondendo nele

O clube é dono de uma das maiores dívidas do futebol Brasileiro, entretanto, campanha no Brasileirão que se esperava ser de briga contra rebaixamento, mas no momento se sonha até com G-6 devido ao trabalho do técnico Eduardo Barroca e grupo de jogadores.

Sobre a dívida

Segundo o levantamento do Itaú divulgado em julho de 2019, segundo os dados divulgados sobre as finanças do ano anterior, a Estrela solitária devia em 2017 (654 milhões), e em 2018 acumularam-se mais 18 milhões, chegando ao total de 672 milhões de reais.

Problemas de pagamento

Atletas descontentes com as pendências para com funcionários do clube começaram ações de protesto perante a diretoria, do tipo de não falarem na saída de campo, e também não participar de ações de marketing. Clube deve dois meses de salários, premiações e direitos de imagem em atraso. todavia Diego Souza afirmou que o compromisso dos jogadores permanece, e que ainda se doaram nas partidas.

Ainda nesse meio de instabilidade, a declaração do vice-presidente, de que o clube é um paciente em estado grave internado na UTI, repercutiram mal na mídia por assim poder dificultar negociações com novos atletas.

Fase no Brasileirão

O Fogão nas 18 primeiras rodadas da competição acumulou 26 pontos, e caso vença o Ceará, na próxima rodada, última do turno, fora de casa, fará a terceira melhor pontuação na primeira metade do Brasileiro na década, e melhor desde 2013.

Nos últimos 6 jogos os cariocas ganharam 10 dos 18 pontos disputados, com 3 Vitórias (2×0 sobre o Avaí, na Ressacada, 2×1 contra o Athlético-PR, no Engenhão e 2×1 diante do Atlético Mineiro, também no Engenhão), 1 Empate(0x0 perante a Chapecoense, no Engenhão), 2 Derrotas (2×0 pro Corinthians, no Itaquerão e 3×2 contra Internacional no Beira-Rio).

Perspectiva de futuro

Botafogo está estudando um projeto pra virar clube empresa, com parceira dos famosos irmãos Moreira Salles, para poder retirar o clube do “fundo do poço”, com a promessa que virá um aporte imediato de 300 milhões de reais pra sanear as dívidas de maior calibre.

João e Walter Moreira Salles são sócios do Itaú Unibanco, e ainda, torcedores apaixonados do Botafogo, os irmãos também recentemente ajudaram o clube a comprar o espaço onde será construído seu centro de treinamento.