Botafogo planeja contratar até dez reforços para 2022
Com acesso para Série A garantido, e podendo ser campeão brasileiro da Série B, o Botafogo já pensa na temporada de 2022 e já até definiu uma estratégia para montar o elenco para primeira divisão. o foco é manter a base do time e contratar peças pontuais.
o Botafogo sabe que vai ter concorrência para manter os destaques do acesso no clube, mas planeja fazer o máximo possível para renovar com a maioria. Inclusive, dois acordos foram concluídos nas últimas semanas: o lateral-direito Daniel Borges e o lateral-esquerdo Hugo já acertaram a permanência. O treinador Enderson Moreira também deve ficar.
Dos jogadores que tiveram papel importante no acesso alvinegro, sete estão com o contrato acabando ainda nesta temporada, são eles: Gilvan, Barreto, Luis Oyama, Pedro Castro, Marco Antonio, Warley e Rafael Navarro. porém, o caso do atacante é o mais complicado, já que o Botafogo vem tentando uma renovação desde o primeiro semestre, e ainda não chegaram a um acordo. A diretoria alvinegra pensa até em em oferecer algo acima do teto salarial, considerando as receitas que terá por voltar a Série A.
Além das renovações, o clube está de olho no mercado em possíveis reforços. A situação financeira, apesar de melhorar com o acesso, ainda exigirá bastante criatividade do Botafogo. Internamente, os dirigentes trabalham com a ideia de contratar de cinco a dez jogadores para reforçar o elenco. A intenção é ter três atletas disponíveis para cada função, com exceção da posição de goleiro, que normalmente fica com quatro opções.
Tanto nas renovações quanto nas contratações, a ideia é manter o modelo dos contratos adotado nesta temporada e que deu maior segurança ao clube. As metas de performance (não só participação em jogos ou titularidade, mas percentual de passes certos, participação direta em gols, gols feitos, assistências, pênaltis sofridos, defesas difíceis, jogos sem tomar gols…) estão atreladas a uma futura renovação ou valorização financeira.
Foto: Vitor Silva/Botafogo