Botafogo

O eternizado Mário Filho, Maracanã

Você conhece a história de Mário Filho pelo Maracanã? Hoje, nós vamos te contar detalhes e lutar para o governador do Rio de Janeiro que vete o projeto que altere o nome do nosso estádio.

A princípio, por que Mário Filho? Qual a importância deste jornalista para nomear o maior estádio do mundo? Mário Leite Rodrigues Filho era pernambucano, do Recife, onde nasceu no dia 3 de junho de 1908. Tornou-se jornalista por influência do pai, Mário Rodrigues.
Por outro lado, Mário Filho defendeu o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 1950. Além disso, que aqui, no Rio de Janeiro, fosse construído o principal estádio daquele campeonato mundial de seleções.

A construção do estádio foi muito criticada por Carlos Lacerda, na época, deputado federal. Assim, foi contra por causa dos gastos e, também, devido à localização escolhida para o estádio, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá. Porém, Mário Filho o enfrentou, apenas com seus ideais de que ali, no bairro do Maracanã, no qual já tinha linha de trem e de ônibus. E o Maracanã foi construído no antigo Derby Club. E o próprio foi um dos que mais lutou pelo Maracanã.

Ainda assim, falando mais um pouco sobre ele, Mário também apelidou o Flamengo e o Fluminense, de “Fla x Flu” e a expressão pegou. Não só no Rio, como em vários lugares do Brasil. Além disso, Mário também criou um torneio entre equipes das duas maiores cidades brasileiras: o Rio-São Paulo. Esta disputa seria o futuro Campeonato Brasileiro.

Criador das multidões: Mário Filho marcou futebol carioca ao popular o esporte e brigar por uma Maracanã acessível (Reprodução)

Mudança do nome do Mário Filho

Num momento em que a cidade e o mundo passam por uma pandemia que mata diariamente centenas de pessoas, resolve propor a mudança do nome e sobrenome do Maracanã.
Não querem Estádio Jornalista Mário Filho. A proposta é que ele seja chamado de Estádio Édson Arantes do Nascimento – Rei Pelé. Não precisamos falar aqui sobre Pelé, o eterno Rei do Futebol.

As homenagens a este celestial jogador sempre são justas, já tem placas e seus pés no estádio entre outros feitos. Porém, desde que não se sobreponham a pessoas que também foram justa e merecidamente homenageadas.

Por fim, Maracanã deve muito a Mário Filho. Pelé deve muito ao Maracanã. O Maracanã será o eterno Maracanã. Com Pelé ou sem Pelé.
Seria mais justo trocarem o nome da Vila Belmiro ou até mesmo o Pacaembu para “Rei Pelé”, pois lá ele atuou muitas vezes, marcou inúmeros gols. Mas o Maracanã é eterno e sempre estará eternizado principalmente aos cariocas e o restante do mundo. No entanto, o povo do Rio de Janeiro não vai permitir mais este atentado ao nosso patrimônio. O povo carioca quer o veto.

Thales Lima

Jornalista por formação e apaixonado por esportes.

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025