Por “uso indevido” de marca da Sul-Americana, Botafogo é punido em R$ 236 mil
A Comissão Disciplinar da Conmebol publicou a decisão de punição do Botafogo em multa de U$ 50 mil, equivalente à R$ 236 mil. A aplicação dessa multa ocorreu pela Conmebol entender que o clube desrespeitou regras de uso da marca da Copa Sul-Americana nas redes sociais.
A decisão relata caso que ocorreu no dia 4 de abril, antes da estreia do clube na competição. Na ocasião, o Botafogo fez uma associação indevida da marca da Sul-Americana e patrocinadores que não têm vínculo com o torneio.
De acordo com as imagens apresentadas pelo departamento de Propriedade Intelectual é possível notar claramente que através das contas verificadas do Instagram e Twitter do clube @botafogo se realizaram publicações com informações referentes a sua partida da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana, utilizando o logo da Sul-Americana, com propagandas do próprio clube, cujos patrocinadores não são os oficiais do torneio. Nesse caso são as marcas Pari Match, Botafogo Store, Botafogo TV e Paramout+”, diz um trecho do comunicado.
O Botafogo admitiu a irregularidade e se comprometeu a reformular as publicações de suas redes sociais: “(…)Por hábito, o Botafogo costuma realizar publicações em suas redes sociais relativas às partidas por ele disputadas, seja com a divulgação da escalação, seja com o resultado do jogo, por exemplo, e nesses casos, com a inserção de parceiros comerciais.
O Botafogo terá sete dias para protocolar recurso contra a decisão.
