Projeto Xavante 2017

Brasil de Pelotas já começou a montar a equipe para o próximo ano. Em 2017, o zagueiro Cirilo e o lateral esquerdo Marlon foram os últimos a terem seus contratos renovados e vão continuar vestindo a camisa rubro-negra. Seis jogadores do atual grupo permanecem na Baixada no ano que vem. Nesta quinta foram confirmados para a próxima temporada o goleiro Eduardo Martini e o volante Leandro Leite. Nesta sexta, mais cedo, os zagueiros Leandro Camilo e Teco.

Ao mesmo tempo, nesta sexta-feira foi confirmado o primeiro desligamento oficial. O atacante Marcos Paraná, em suas redes sociais, anunciou que deixará o clube após o término da Série B. Na publicação, ele agradece à equipe pelo tempo de aprendizado na casa e “em especial ao torcedor xavante”. Foi a segunda passagem dele pela Baixada. A primeira foi durante o segundo semestre de 2012, quando o Brasil conquistou o vice-campeonato da Copa Hélio Dourado, perdendo a final para o Juventude.

Durante a semana foi especulada pela rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, a saída de outros dois atletas que compõem o elenco que termina neste sábado, diante do Avaí, em Florianópolis, a participação do Brasil na Série B do Brasileiro. Felipe Garcia estaria nos planos do Grêmio para o ano que vem, enquanto Ramon teria despertado interesse da Ponte Preta, de Campinas (SP).

As renovações destes atletas são um indício de time competitivo novamente, porém se o clube pensa em acesso à série A, vai precisar se reforçar de jogadores jovens e com qualidade, já que a equipe tem uma média de idade alta que se mostrou preponderante para a queda de rendimento no fim da temporada 2016.