Federação recua e Candangão está suspenso
Campeonato iria seguir sem público, mas Federação volta atrás e acata recomendação da CBF.
Na noite desta terça-feira (17), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) resolveu voltar atrás da decisão de seguir com o Campeonato Estadual 2020 até o fim da primeira fase e suspendeu todos os jogos por tempo indeterminado. A decisão vem um dia depois de a própria Federação optar por antecipar a última rodada para assim terminar a primeira fase no fim de semana, fazendo então a pausa por conta do surto de Coronavírus.
A atual gestão da FFDF é conhecida por estar sempre perto da Confederação Brasileira de Futebol e acatar as recomendações vindas de lá. Portanto, assim que surgiu a recomendação da entidade máxima do futebol brasileiro para que as federações locais suspendam seus jogos, o Distrito Federal não não perdeu tempo e parou suas partidas com duas rodadas e um jogo por acontecer.
O campeonato fica paralisado com o Gama na liderança da tabela, tendo alcançado 25 pontos. Mesmo número de pontos do Brasiliense, que tem um jogo a mais. A partida pendente do Gama será contra o Real Brasilia, terceiro colocado, e deveria ter sido jogada no último sábado. No entanto, acreditando que o decreto do governador Ibanes Rocha duraria apenas por cinco dias, as duas diretorias resolveram que iriam jogar nesta terça-feira, o que acabou por não ocorrer devido as mudanças na tabela e posteriormente suspensão dos jogos.
A paralisação não afeta, no entanto, a questão do rebaixamento, já que Ceilandense e Paranoá já caíram na rodada anterior. A briga pela classificação tem cinco equipes lutando por três vagas. O problema agora é que os clubes menores não estão prontos para manter seus elencos para após o fim da data fim da competição, uma vez que trabalham com orçamentos apertados. Esse será um grande problema a ser resolvido tão logo o surto de Corona Vírus permita o retorno dos jogos.