Guia Gauchão 2020: A competição
A 101ª edição do Campeonato Gaúcho iniciará na próxima semana, no dia 22 de janeiro. O guia do Gauchão contará com duas partes: a primeira sobre a competição, seu novo formato e sua história; e a segunda parte sobre os times participantes.
Formato da competição
O campeonato será realizado em dois turnos e as doze equipes participantes serão divididas em dois grupos, A e B. No primeiro turno, os times vão se enfrentar dentro dos seus grupos. Ao final dos jogos, os dois melhores times de cada grupo avançam para semifinal e posteriormente para final, em jogo único. No segundo turno, os times do grupo A enfrentam o grupo B, com novas semifinais e final. Os vencedores de cada turno disputarão a grande final com jogo de ida e volta. Caso um mesmo time ganhe os dois turnos, esse será declarado campeão do Campeonato Gaúcho.
Mudança no regulamento
Este ano a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) alterou o regulamento em relação às edições anteriores. A FGF limitou a inscrição de jogadores em idade de transição para o profissional (16 a 21 anos) para apenas 10 atletas. Tal mudança obriga a dupla GreNal a utilizar parte dos seus jogadores titulares desde o início da competição.
Taças
A taça do primeiro turno homenageia o presidente histórico do Farroupilha, falecido no ano passado, Coronel Evaldo Poeta. E para o segundo turno a taça foi batizada com o nome de Francisco Novelletto Neto, atual presidente da FGF.
Times participantes
A edição de 2020 contará com 12 equipes e serão , inicialmente, divididas em dois grupos. O grupo A conta com Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, Pelotas, São Luiz e Ypiranga. E o grupo B com Grêmio, Aimoré, Brasil-PEL, Caxias, Esportivo e São José.

Quem subiu
Dois times tradicionais do futebol gaúcho retornam à elite do Gauchão. O campeão da divisão de acesso, o Ypiranga, e o vice-campeão, o Esportivo, estão de volta e lutarão para se manterem na primeira divisão do campeonato.