A QUALQUER CUSTO? Paulistão terá seu campeão decidido em campo, mesmo que em 2021

A discussão se arrasta, as dúvidas são muitas. Por mais que o presidente da Federação Paulista de Futebol e os presidentes dos clubes paulistas querem terminar o Paulistão 2020, mas este desfecho está longe de se achar um final comum. Na tarde desta quarta-feira, uma reunião por vídeoconferência entre a federação e os gestores dos clubes, ficou determinado que a Federação deverá apresentar uma solução para a conclusão da competição, sujeitando-se a orientações dos órgãos competentes de saúde, porém, ainda não é possível determinar o retorno aos gramados.

Ao que tudo indica, a intensão não é cancelar a competição, tampouco anunciar um campeão de forma precoce. Existe inclusive a possibilidade de a competição terminar em 2021. O Paulistão foi paralisado na 10ª rodada, faltando duas rodadas para terminar a fase de grupos, para depois ter as quartas de finais, semifinais em confrontos únicos, e a final, em dois jogos. Caso a competição seguisse seu fluxo normal, terminaria no dia 26 de abril, onde teríamos o campeão da competição.

Diante dos fatos, a FPF soltou em seu site uma nota oficial sobre a reunião:

A Federação Paulista de Futebol e os Clubes do Campeonato Paulista Série A1 – 2020, em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, 15 de abril de 2020, de forma unânime, chegaram ao seguinte entendimento sobre a situação atual provocada pelo COVID-19:

– Em respeito aos milhões de torcedores, parceiros comerciais e Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão, o Campeonato Paulista Série A1 – 2020 será concluído em campo, conforme estabelece o regulamento da competição;

– Diante do cenário de Pandemia, não há data para a retomada, que somente será definida em nova videoconferência a ser agendada, seguindo as determinações das autoridades públicas de saúde;

– A ordem de retorno do futebol priorizará a preservação da saúde de todos os envolvidos e, portanto, o bom senso indica que as competições com menor deslocamento de todos os envolvidos (estaduais) aconteçam primeiro, avançando em seguida para aquelas que exigem viagens mais longas (nacionais e continentais);

– Os jogos poderão ser realizados inicialmente com portões fechados, evitando qualquer risco de aglomerações;

– O Campeonato cumprirá a Lei Pelé, o Estatuto do Torcedor e a Legislação geral vigente, bem como, o estatuto da Federação Paulista de Futebol e os regulamentos geral e específico da competição;

– A Comissão Médica da FPF está trabalhando no desenvolvimento de um protocolo de segurança, que proteja a saúde e integridade de todos os envolvidos nos jogos.A Federação Paulista de Futebol e seus Clubes filiados entendem que as dificuldades de organização de datas e a possibilidade de realização de jogos com portões fechados geram consequências comerciais e técnicas negativas para todos. No entanto, prevaleceu entre todos a convicção de que a priorização da saúde e da segurança dos milhares de profissionais envolvidos no futebol se faz necessária nesse momento, e é o princípio que guiará todas as nossas decisões.”

A única coisa certa que temos no momento, é que não teremos jogos. Existe a possibilidade de se continuar a competição, com jogos sem torcida, mas ainda assim, muita gente acaba envolvida durante a partida, como jogadores, comissão técnica, arbitragem, profissionais de segurança, imprensa e responsáveis pelos estádios, isto sem contar que certamente, muitos torcedores ainda ficariam ao redor dos estádios, principalmente no caso das finais da competição, o que torna a situação, inviável para se voltar a competição.

Filipe Dias

Editor-chefe do MF. Paulista de São Paulo, Mineiro de Guaxupé, fundador da GuaxuPeixe, Torcida do Santos em Guaxupé e Setorista do Santos FC.

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025