O evento aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.
O Sindicato de Atletas de São Paulo foi um dos destaques da feira Brasil Futebol Expo 2019, evento promovido pela CBF, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de setembro deste ano. Cerca de 50 expositores tiveram a oportunidade de mostrar ao público presente os mais diversos produtos e serviços voltados para o futebol.
Com o tema “Capital das Conquistas” – em alusão as mais de 80 conquistas da entidade paulista, o estande do Sindicato de Atletas de SP foi o mais visitado da feira. Apresentou uma grande quantidade de conteúdos sobre o trabalho desenvolvido em prol da categoria profissional e da modalidade.
Além disso, mostrou conquistas e como a organização é proativa nas propostas de desenvolvimento do futebol. Um trabalho bem elaborado que impacta positivamente a vida dos atletas, ex-atletas e, por consequência, a vida da sociedade.
Passaram pelo estande diversas figuras, como o ex-goleiro Zetti, o ex-meia e atualmente comentarista da Fox Sports, Carlos Alberto, o ex-atleta Marcelo Martelotte Djalminha, Zé Roberto (ex-jogador e hoje assessor técnico do Palmeiras), Danilo Avelar e atletas do futebol feminino do Corinthians.
Zé Roberto, por sinal, teve seu livro “Colhendo frutos em terra seca” divulgado e distribuído pelo Sindicato durante a feira. O ex-atleta autografou no estande a maioria dos 150 exemplares distribuídos pela entidade aos convidados.
Ademais, Emily Lima (ex-treinadora do Santos FC e Seleção Brasileira), Sandra Santos (coach e uma das responsáveis pela preparação física também da seleção), alunos que se beneficiam da emissão do Certificado de Monitor e atletas da base do Palmeiras também prestigiaram o estande.
Único sindicalista do futebol brasileiro convidado pela CBF para palestrar durante a feira, Rinaldo Martorelli comandou a Sala Vivo durante quatro horas na quinta-feira. Sua palestra abriu o evento às 18 horas com o auditório completamente lotado.
“Agradecemos a grande procura e aproveitamos para pedir desculpas àqueles que não conseguiram entrar”, disse o presidente antes do início da palestra.
Com o tema “Direitos e Deveres dos Atletas e o atual modelo do futebol brasileiro”, Martorelli discorreu das questões importantes que antecedem o contrato propriamente dito, mas que interferem diretamente nele. Chamou a atenção para a necessidade de autonomia dos atletas, tema amplamente desenvolvido pelo Sindicato. Fez uma abordagem da situação do futebol no atual modelo, expondo vários de seus problemas e propondo soluções.
O público presente também teve a oportunidade de ouvir como foi a jornada da entidade para conquistar os direitos que a categoria adquiriu, e os assuntos ligados ao tema.
“Trabalho e organização sempre foi marca presente do nosso trabalho ao longo desses anos. Chegamos onde chegamos porque nunca tivemos medo de enfrentar a resistência imposta por aqueles que querem se beneficiar pessoalmente em detrimento do segmento. Levamos proteção para o atleta e para a relação de trabalho, melhoramos muito o setor, mas ainda temos um caminho para trilhar. Há muita gente que não permite a mudança definitiva porque quer continuar com seus privilégios pessoais, mas isso vai cair. Coragem, determinação e persistência estão impregnadas em nosso DNA”, disse Martorelli.
A segunda palestra da noite foi ministrada pelo Dr. Renato Anghinah, presidente Associação Brasileira de Traumatismo de Crânio Encefálico (ABTCE).
Médico Neurologista e Neurofisiologista Clínico e Chefe do Serviço de Reabilitação Cognitiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Anghinah falou sobre a parceria firmada com o Sindicato, sobre os problemas das concussões no esporte e como está sendo desenvolvido o projeto do Sindicato de Atletas SP para a prevenção dos efeitos dos choques de cabeça no esporte, o que leva à preocupação em oferecer melhor qualidade de vida aos ex-atletas.
Já na terceira atração, o Sindicato armou uma mesa redonda da categoria, com a participação de craques que fizeram história no futebol como Zenon, Sérgio Guedes, Diego Rai, Jamelli, Toninho Cecílio e Arthur Eugenio.
O debate foi acompanhado pelo Desembargador do TRT 15, Francisco Giordanni, pelo presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, pelo Tenente Coronel Reginaldo Blaskowsky, dentre outras ilustres presenças.
Outrossim, nos dias 06 e 07, o sindicato apresentou ao público pela primeira vez em uma feira de futebol o I-PAS, ferramenta de avaliação funcional neural portátil. No equipamento, foram realizados exames de rastreio cognitivo em ambiente de realidade virtual para detecção de qualquer alteração no atleta, demonstrados ao vivo pelo Dr. Anghinah e equipe.
O artista plástico Ricardo Muñoz, que também participou do Football Parade durante a Copa do Mundo de 2018, criou dois quadros. São eles “São Paulo, Capital das Conquistas” que foi tema do estande e “Sindicato de Atletas SP – a entidade de proteção dos atletas”. Os quadros despertaram tanto interesse a ponto de ofertarem altos valores por suas aquisições, mas que foram negados pelo Sindicato de Atletas SP.
Para Martorelli a feira foi um sucesso. “Estou muito satisfeito com o resultado. Nosso estande foi o mais visitado e todo nosso conteúdo foi apresentado, além de nossas conquistas e avanços para a categoria. Esse resultado foi fruto de uma estratégia que se mostrou extremamente bem-sucedida, aliás, outra marca desse trabalho”.
O sindicalista ainda aproveitou para agradecer o apoio de todos os profissionais do esporte que demonstraram carinho e respeito pelo trabalho realizado em São Paulo.
“Nós só temos a agradecer. Foi um trabalho muito pensado, diretoria e equipe de altíssimo nível totalmente engajadas mostrando sua competência. Atletas e ex-atletas satisfeitos, autoridades políticas e esportivas tirando o chapéu para nosso trabalho e o público muito feliz com a interação em nosso estande, enfim, o resultado não podia ser outro, sucesso total. Já estamos pensando no próximo ano”, finalizou o presidente.
Foto de capa: Sindicato de Atletas de São Paulo.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.