Governo de São Paulo autoriza a volta do Paulistão
Com o aval de Dória, o futebol vai voltar em São Paulo. De acordo com o repórter Wallace Lara, da TV Globo, o governador João Dória aceitou os novos protocolos elaborados pelo Ministério Público Estadual e da Federação Paulista de Futebol.
O anúncio será realizado nesta sexta-feira (9), em entrevista coletiva. Dessa forma, o Paulistão será retomado em breve, como neste fim de semana ou início da semana que vem. Enquanto as últimas questões eram decididas, a FPF foi planejando o calendário para que pudessem voltar já no fim da semana.
Anteriormente a FPF e o Ministério Público trabalharam para modificar os protocolos de controle da pandemia no futebol. Ainda, o Ministério Público sugeriu que os testes de Covid-19 fossem realizados uma horas antes de cada partida, não rodada, como era feito. No entanto, a FPF achou difícil. Até que então entraram em consenso e decidiram que será feito no dia do jogo.
Além disso, outra questão debatida foi a possibilidade de levar STD os jogadores que quebrarem as regras de isolamento. Isso porque aconteceu um grave problema relacionado ao Palmeiras na última semana.O atacante e camisa 9 do verdão, Luiz Adriano foi afastado do elenco alviverde na última semana ao testar positivo para covid-19 no último dia 01.
Desde então o jogador deveria estar cumprindo com as regras de isolamento social. Porém não foi o ocorrido. O jogador voltou a figurar nas mídias após um acidente em uma ida ao shopping. Luiz Adriano, ao sair do estabelecimento, acabou atropelando um civil que teve pequenas lesões e acabou sendo socorrido no local pelo atleta e por pessoas ali presentes. Porém, como dito antes, o jogaDoriador deveria estar cumprindo com o isolamento social devido ao seu positivo para o novo Coronavírus.
O futebol está proibido em São Paulo desde o dia 15 de março, quando entrou em vigor o plano emergencial de combate à propagação da Covid no Estado. Inicialmente, o prazo ia até 30 de março. Depois, foi estendido a 11 de abril.