Primeira rodada do Paulistão: Grandes empatam e equilíbrio prevalece

Com o início da temporada de 2021, os campeonatos estaduais começaram, e claro o Paulistão seguiu a ordem natural das coisas. A primeira rodada do torneio se iniciou no último sábado, 27, e deve ter fim apenas no dia 11 de março, pois o Palmeiras teve seu jogo com o São Caetano adiado devido aos seus compromissos na final da Copa do Brasil.

O jogo de abertura do torneio foi entre São Bento e Mirassol, e o que encerrou a rodada – com exceção da partida do Palmeiras – foi entre Guarani e Ituano, na última segunda-feira, 01. A segunda rodada do Paulistão tem início nesta terça, 02, com o confronto entre Mirassol e Grêmio Novorizontino.

São Bento 1-2 Mirassol

O Paulistão começou em Sorocaba, a partida entre São Bento e Mirassol gerava grande expectativa, muitas delas eram em relação a participação do youtuber, Juninho Manela, que fez parte da pré temporada dos donos da casa, porém, não havia sido inscrito no Campeonato, e por conta disso não atuou. Os visitantes apareciam como grandes favoritos à vitória, campeões da série D do último Brasileirão, e com alguns nomes conhecidos do torcedor brasileiro, como o goleiro Alex Muralha e o treinador Eduardo Baptista, o Mirassol começava um passo à frente do São Bento.

Com a bola rolando, o favoritismo foi rapidamente frustrado, em contra-ataque, o atacante Geovane fez 1 a 0 para os donos da casa. Com o resultado adverso o Mirassol buscou o empate, e chegou perto aos 25 minutos quando o árbitro assinalou pênalti, porém, o VAR anulou a marcação – apesar do não funcionamento do monitor naquele momento, o juiz confiou na anulação indicada. O empate veio apenas aos 46 minutos, com Daniel Borges, o segundo tempo continuou com pressão do Mirassol, e a virada veio aos 36 minutos, após cobrança de pênalti de Fabrício Daniel, ao final 2 a 1 para os visitantes.

Grêmio Novorizontino 1-1 Ponte Preta

Ainda no sábado, às 19 horas, o segundo confronto do Paulistão aconteceu, era o duelo de duas equipes tradicionais do futebol paulista, Grêmio Novorizontino e Ponte Preta. Os visitantes eram favoritos, afinal, a Ponte Preta sempre é uma das equipes mais fortes do Estado, e com uma campanha frustrante na última série B, buscava no estadual a redenção. O Novorizontino, que havia conseguido o acesso à Série C do Brasileirão, também queria mostrar serviço e assim tínhamos a promessa de um grande jogo.

Com a bola rolando as expectativas foram quebradas, o jogo foi truncado e com poucas chances, o primeiro gol saiu aos 45 minutos da primeira etapa, Moisés fez 1 a 0 para a Macaca. O equilíbrio continuou no segundo tempo e o empate veio aos 23 minutos, Murilo Rangel empatou para os donos da casa, e assim permaneceu o placar até o final da partida.

Red Bull Bragantino 0-0 Corinthians

Duelo de dois times da série A, com o craque do último Brasileirão e com estreias de jovens jogadores, o roteiro perfeito para uma grande partida, mas o que aconteceu em Bragança foi bem diferente. Com a bola rolando, o que foi visto foi um jogo de bastante duelo e com duas defesas bem postadas, o grande destaque fica com o goleiro Cássio, do Corinthians, que fez grandes defesas e evitou a derrota dos visitantes. No time da capital também foram vistas as estreias dos atacantes Rodrigo Varanda e Cauê, jovens jogadores da base da equipe e que geram grande expectativa no torcedor. Do lado do Bragantino o destaque novamente ficou com Claudinho, apesar de não conseguir levar sua equipe a vitória, o craque e artilheiro do último Brasileirão conseguiu criar oportunidades para sua equipe e travou um duelo interessante com o zagueiro Bruno Méndez, do Corinthians.

Ferroviária 1-0 Inter de Limeira

Em Araraquara, no estádio da Fonte Luminosa, a bola rolou para um duelo de duas das mais tradicionais equipes do interior paulista, Ferroviária e Internacional de Limeira. A expectativa para o duelo era grande, pois com grandes investimentos, as duas equipes montaram times interessantes para o Campeonato Paulista. Durante a partida foi visto uma Inter com mais posse de bola e uma Ferroviária em busca de contra ataques, a receita dos donos da casa funcionou melhor, com gol de Bruno Mezenga – aquele – aos 20 minutos do segundo tempo, a equipe venceu o adversário. Os visitantes chegaram a ter um pênalti aos 28 da segunda etapa, porém, Roger – aquele – acabou desperdiçando a oportunidade.

Santo André 2-2 Santos

No ABC paulista, no estádio Bruno José Daniel, o Santo André recebia o Santos Futebol Clube para uma das partidas mais aguardadas da primeira rodada do Paulistão. Os visitantes vinham com um time quase que inteiro composto por jogadores com menos de 20 anos de idade, depois de uma temporada cheia, um descanso merecido para os atletas titulares.

A partida começou animada e logo aos 3 minutos, Vitinho abriu o placar para os donos da casa, mas para quem pensa que os meninos da Vila sentiram o baque, a resposta veio logo em seguida, aos 5 minutos, Jean Mota empatou para o Santos, e aos 25, Gabriel Pirani virou a partida, e assim se encerrou a primeira etapa. A segunda metade da partida começou como a primeira, com gol, aos 6 minutos, Ramon marcou o 2 a 2, e assim o placar ficou até o final, essa foi a partida com mais gols da primeira rodada do estadual de São Paulo.

São Paulo 1-1 Botafogo

Depois da temporada frustrada dos dois times, uma oportunidade de recomeço no Paulistão, o São Paulo que perdeu um título dado como ganho no Brasileirão, estreava o novo treinador, Hernán Crespo. Do outro lado, o Botafogo que havia sido rebaixado para a série C do Brasileirão estava com um elenco renovado e assim, o duelo pela redenção começou no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

Com a bola rolando o torcedor são paulino viu um time sem muitas mudanças de atitude e de estilo, normal, o brasileirão acabou na semana passada e o novo treinador ainda não teve tempo de aplicar seus conceitos, já o torcedor botafoguense viu uma equipe muito mais competitiva do que a da última temporada, e isso foi constatado ao final da partida. O primeiro gol saiu aos 3 minutos da segunda etapa, Dudu marcou 1 a 0 para o Botafogo – gol bastante polêmico, pois novamente, o VAR não conseguiu imagens conclusivas para tirar um impedimento. O São Paulo empatou aos 30 minutos com Arboleda, e aos 44 virou, porém, o tento foi anulado após impedimento de Daniel Alves, ao final 1 a 1, um resultado frustrante para os donos da casa e animador para os visitantes.

Guarani 0-3 Ituano

Em Campinas aconteceu o último duelo do primeiro fim de semana do Campeonato Paulista, Guarani e Ituano se enfrentaram no Estádio do Brinco de Ouro da Princesa. Os donos da casa apostavam na base e em seu novo treinador, Allan Aal. Já os visitantes com um elenco mais entrosado, buscavam se afirmar no campeonato depois da frustração de não ter conseguido o acesso para a Série B do Brasileirão. 

Com a bola rolando o que foi visto foi um massacre dos visitantes, com 10 minutos de jogo, o Ituano já havia marcado dois gols, com Leonardo Luiz aos 6, e com Bill aos 8, e assim seguiu até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa o Guarani buscava pelo menos o empate, mas o que foi visto foi justamente o contrário, com menos de 1 minuto de jogo, Bruno Lopes marcou o 3 a 0, naquele que provavelmente foi o gol mais bonito da primeira rodada do Paulistão, assim o jogo seguiu até o seu fim.

A segunda rodada do Campeonato Paulista de 2021 tem início nesta terça feira, 02, com o duelo entre Mirassol e Novorizontino, antes da bola rolar, confira a classificação do campeonato depois de seus primeiros jogos:

Grupo A: 

Santo André: 1 ponto

Botafogo: 1 ponto

Corinthians: 1 ponto

Inter de Limeira: 0 pontos.

Grupo B:

Ferroviária: 3 pontos

Ponte Preta: 1 ponto

São Paulo: 1 ponto

São Bento: 0 pontos.

Grupo C:

Ituano: 3 pontos

Novorizontino: 1 ponto

Red Bull Bragantino: 1 ponto

Palmeiras: 0 pontos (1 jogo a menos)

Grupo D:

Mirassol: 3 pontos

Santos: 1 ponto

São Caetano: 0 pontos (1 jogo a menos)

Guarani: 0 pontos.

Foto de capa: Rodrigo Corsi.