A quarta rodada do Campeonato Paulista 2020 começou no último sábado, 13, com a partida entre Grêmio Novorizontino e São Paulo, duas das favoritas a segunda fase do torneio, a rodada teve fim no domingo, 14, com São Caetano e Corinthians, diferentemente das outras rodadas não tivemos jogos na segunda feira por conta do decreto que impedia a realização de partidas de futebol no estado de São Paulo a partir do dia 15.
Com o novo decreto resta a FPF – Federação Paulista de Futebol – aguardar a decisão do Governo Estadual e buscar soluções para à não paralisação do torneio, com isso não temos datas oficiais para os jogos da próxima rodada.
Embalado depois de duas goleadas no torneio, o São Paulo viajou até Novorizonte para enfrentar o Grêmio Novorizontino, que buscava sua primeira vitória no Paulistão. O primeiro tempo foi de muita briga física e pouca intimidade com a bola, o time treinado por Hernán Crespo sofria para chegar ao gol adversário e aos 47 minutos quem saiu na frente foram os donos da casa, Cléo Silva marcou, 1 a 0, e assim teve fim o primeiro tempo. Logo no começo da segunda etapa, aos 11 minutos o São Paulo chegou ao empate com Rojas, depois de passe de Igor Vinicius. Novamente a partida se viu em grande equilíbrio, até que aos 38 minutos Guilherme Queiroz marcou para os donos da casa e selou a vitória da equipe. A partida também ficou marcada por um erro grave de arbitragem, quando não foi marcado um pênalti a favor do São Paulo
O duelo entre Guarani e São Bento não gerava tanta expectativa, afinal, eram duas equipes que ainda não haviam conseguido se encontrar no torneio, e com a bola rolando não foi diferente. O Guarani era quem buscava mais a fase ofensiva do jogo, enquanto que o São Bento estava sofrendo esperando pela oportunidade de um contra-ataque, assim, o primeiro tempo terminou sem a rede balançar. A segunda etapa teve um domínio ainda maior do Guarani que terminou o jogo com 61% de posse de bola e tendo 17 finalizações, contra apenas 6 dos adversários, mesmo assim, a rede não foi balançada e o jogo acabou em 0 a 0. A equipe visitante assim conseguiu o seu primeiro ponto no torneio, sendo a última colocada do grupo B e a antepenúltima no geral, enquanto os donos da casa chegaram a 5 e mantiveram a segunda posição do grupo D.
Com apenas 1 ponto conquistado até aqui no torneio, Ponte Preta e Botafogo vinham desesperados em busca de uma vitória, a partida que aconteceu em Ribeirão Preto prometia muita luta e foi isso que vimos em campo. Primeiro tempo teve um domínio maior da Macaca, que chegava com mais perigo e tinha mais a posse, porém, o Botafogo conseguia levar perigo nos contra- ataques e essa foi a narrativa da primeira etapa, com um único gol marcado, aos 46 minutos por Leo Naldi, Ponte Preta 1 a 0. A segunda etapa foi dominada pelo Botafogo, que teve o dobro de finalizações dos visitantes, mas mesmo assim não conseguiram marcar nenhum gol, ao final o placar não foi mais alterado e os visitantes saíram com a vitória. Chama a atenção o fato de que no segundo tempo da partida foram aplicados 6 cartões amarelos, 4 para a Ponte Preta e 2 para o Botafogo.
Vindo de uma goleada sofrida no torneio, o Santos vinha em busca de uma vitória desesperadamente, e tinha a sua frente um velho e indigesto adversário, o Ituano. O jogo começou com muita velocidade e imposição ofensiva das duas equipes, o Santos chegava com perigo e logo em seguida o Ituano dava uma resposta com a mesma intensidade, e foi assim que aos 14 minutos Lucas Braga marcou, depois de escanteio cobrado por Gabriel Pirani, dois minutos depois, Branquinho deixou tudo igual para o Ituano, 1 a 1. A partida seguiu com essa intensidade e o Ituano teve duas grande oportunidades de virar o jogo, parando no goleiro John, em compensação o Santos não desperdiçou a oportunidade que teve e Vinicius Balieiro fez, 2 a 1, assim, se encerrava a primeira etapa da partida. O segundo tempo infelizmente não teve a mesma intensidade, as equipes demonstravam cansaço e com isso o placar não foi mais alterado, no fim 2 a 1 para o Santos em um dos melhores jogos do torneio.
No domingo, 14, às 11 horas da manhã se enfrentavam Mirassol e Internacional de Limeira, as equipes que atravessavam momentos diferentes no torneio prometiam um jogo interessante. Com a bola rolando o que prevaleceu foi o equilíbrio, a Inter de Limeira mostrou grande poder defensivo e assim impedia o ataque do Mirassol de chegar próximo ao gol de Rafael Pin, quando chegaram o goleiro salvou, e assim o primeiro tempo terminou sem gols. A segunda etapa começava da mesma forma da primeira, e foi assim até os acréscimos, quando Pedro Lucas fez o 1 a 0 para o Mirassol, gol esse que foi anulado logo em seguida pelo VAR, porém, logo em seguida Rafinha marcou novamente para os donos da casa, e dessa vez o gol foi validado, ao fim, 1 a 0 para os donos da casa.
Outra grande partida do torneio aconteceu no Allianz Parque, no domingo, 14, o Palmeiras que ainda usava uma equipe de transição no torneio enfrentou a Ferroviária , que fazia um Paulistão bem elogiável e tinha o artilheiro do torneio, Bruno Mezenga. Primeiro tempo de muita posse de bola dos donos da casa e pouca inspiração ofensiva, a Ferroviária conseguiu se postar bem na defesa e não deixava o Palmeiras se aproximar do gol, foi assim durante toda a primeira etapa que se encerrou em 0 a 0. O segundo tempo teve mais equilíbrio, o motivo disso foi o gol logo cedo marcado pelo Palmeiras, Danilo completou de cabeça depois de jogada ensaiada, após o gol a Ferroviária conseguiu ter mais poder ofensivo, mas não chegou a marcar gols, os donos da casa por outro lado marcou novamente, aos 48 minutos, Rafael Elias – Papagaio – marcou o 2 a 0 e deu números finais a partida.
O Red Bull Bragantino recebeu o Santo André na noite do domingo, 14, para a disputa de uma partida em que era o grande favorito, com a bola rolando isso foi deixado bem claro, aos 2 minutos de jogo, Claudinho fez 1 a 0 para os donos da casa, aos 14 minutos pênalti marcado para o Bragantino, mas anulado logo em seguida pelo VAR, e esse foi o enredo de todo o primeiro tempo, domínio total do Bragantino em relação ao Santo André, no final da primeira etapa 1 a 0 era o placar. Segundo tempo começou e gol do bragantino, aos 5 minutos o centroavante Ytalo ampliava para os donos da casa, 2 a 0, após o gol os visitantes começaram a buscar mais o ataque e chegavam mais próximos de marcar, assim, aos 27 minutos, Fernandinho diminuiu para a equipe do ABC paulista, o visitante ainda buscou o empate, porém, sem sucesso, no fim Red Bull Bragantino 2-1 Santo André.
Em São Caetano, no estádio Anacleto Campanella acontecia a última partida da rodada – simultaneamente com Red Bull Bragantino e Santo André – os donos da casa recebiam um Corinthians embalado depois de uma vitória na rodada anterior e com diversos jogadores de volta depois do surto de Covid-19 no elenco. Com a bola rolando foi visto muito pouco de inspiração, o gramado pesado e o medo de perder maior que a vontade de ganhar das duas equipes evitava que grandes coisas acontecessem, aos 42 minutos do primeiro tempo o Corinthians fez o 1 a 0 com Bruno Méndez de cabeça depois de cobrança de escanteio de Otero, e assim se encerrava a primeira parte do jogo. A segunda etapa continuou da mesma forma e as duas equipes não conseguiam levar perigo para as metas adversárias, terminando sem mais gols, Corinthians 1 a 0 São Caetano.
Com o fim da quarta rodada do Paulistão entra em uma provável pausa, o governo do estado de São Paulo decretou Lock Down e por conta disso as partidas de futebol não poderão acontecer durante o período, a FPF por outro lado busca alternativas para a realização das partidas, a fim de não complicar o calendário das equipes. Enquanto não temos a decisão final, vamos conferir a classificação:
Grupo A:
Corinthians: 8 pontos
Santo André: 5 pontos
Inter de Limeira: 3 pontos
Botafogo: 1 ponto
Grupo B:
São Paulo: 7 pontos
Ferroviária: 7 pontos
Ponte Preta: 4 pontos
São Bento: 1 ponto
Grupo C:
RB Bragantino: 8 pontos
Palmeiras: 7 pontos
Ituano: 7 pontos
Novorizontino: 5 pontos
Grupo D:
Mirassol: 8 pontos
Guarani: 5 pontos
Santos: 5 pontos
São Caetano: 1 ponto
Foto de capa: Divulgação Santos.
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…