CAMPEONATO PAULISTA

Quarta rodada do Paulistão: Menos chuva e menos gols

A quarta rodada do Campeonato Paulista 2020 começou no último sábado, 13, com a partida entre Grêmio Novorizontino e São Paulo, duas das favoritas a segunda fase do torneio, a rodada teve fim no domingo, 14, com São Caetano e Corinthians, diferentemente das outras rodadas não tivemos jogos na segunda feira por conta do decreto que impedia a realização de partidas de futebol no estado de São Paulo a partir do dia 15.

Com o novo decreto resta a FPF – Federação Paulista de Futebol – aguardar a decisão do Governo Estadual e buscar soluções para à não paralisação do torneio, com isso não temos datas oficiais para os jogos da próxima rodada.

Novorizontino 2-1 São Paulo

Embalado depois de duas goleadas no torneio, o São Paulo viajou até Novorizonte para enfrentar o Grêmio Novorizontino, que buscava sua primeira vitória no Paulistão. O primeiro tempo foi de muita briga física e pouca intimidade com a bola, o time treinado por Hernán Crespo sofria para chegar ao gol adversário e aos 47 minutos quem saiu na frente foram os donos da casa, Cléo Silva marcou, 1 a 0, e assim teve fim o primeiro tempo. Logo no começo da segunda etapa, aos 11 minutos o São Paulo chegou ao empate com Rojas, depois de passe de Igor Vinicius. Novamente a partida se viu em grande equilíbrio, até que aos 38 minutos Guilherme Queiroz marcou para os donos da casa e selou a vitória da equipe. A partida também ficou marcada por um erro grave de arbitragem, quando não foi marcado um pênalti a favor do São Paulo

Guarani 0-0 São Bento

O duelo entre Guarani e São Bento não gerava tanta expectativa, afinal, eram duas equipes que ainda não haviam conseguido se encontrar no torneio, e com a bola rolando não foi diferente. O Guarani era quem buscava mais a fase ofensiva do jogo, enquanto que o São Bento estava sofrendo esperando pela oportunidade de um contra-ataque, assim, o primeiro tempo terminou sem a rede balançar. A segunda etapa teve um domínio ainda maior do Guarani que terminou o jogo com 61% de posse de bola e tendo 17 finalizações, contra apenas 6 dos adversários, mesmo assim, a rede não foi balançada e o jogo acabou em 0 a 0. A equipe visitante assim conseguiu o seu primeiro ponto no torneio, sendo a última colocada do grupo B e a antepenúltima no geral, enquanto os donos da casa chegaram a 5 e mantiveram a segunda posição do grupo D.

Botafogo 0-1 Ponte Preta

Com apenas 1 ponto conquistado até aqui no torneio, Ponte Preta e Botafogo vinham desesperados em busca de uma vitória, a partida que aconteceu em Ribeirão Preto prometia muita luta e foi isso que vimos em campo. Primeiro tempo teve um domínio maior da Macaca, que chegava com mais perigo e tinha mais a posse, porém, o Botafogo conseguia levar perigo nos contra- ataques e essa foi a narrativa da primeira etapa, com um único gol marcado, aos 46 minutos por Leo Naldi, Ponte Preta 1 a 0. A segunda etapa foi dominada pelo Botafogo, que teve o dobro de finalizações dos visitantes, mas mesmo assim não conseguiram marcar nenhum gol, ao final o placar não foi mais alterado e os visitantes saíram com a vitória. Chama a atenção o fato de que no segundo tempo da partida foram aplicados 6 cartões amarelos, 4 para a Ponte Preta e 2 para o Botafogo.

Santos 2-1 Ituano

Vindo de uma goleada sofrida no torneio, o Santos vinha em busca de uma vitória desesperadamente, e tinha a sua frente um velho e indigesto adversário, o Ituano. O jogo começou com muita velocidade e imposição ofensiva das duas equipes, o Santos chegava com perigo e logo em seguida o Ituano dava uma resposta com a mesma intensidade, e foi assim que aos 14 minutos Lucas Braga marcou, depois de escanteio cobrado por Gabriel Pirani, dois minutos depois, Branquinho deixou tudo igual para o Ituano, 1 a 1. A partida seguiu com essa intensidade e o Ituano teve duas grande oportunidades de virar o jogo, parando no goleiro John, em compensação o Santos não desperdiçou a oportunidade que teve e Vinicius Balieiro fez, 2 a 1, assim, se encerrava a primeira etapa da partida. O segundo tempo infelizmente não teve a mesma intensidade, as equipes demonstravam cansaço e com isso o placar não foi mais alterado, no fim 2 a 1 para o Santos em um dos melhores jogos do torneio.

Mirassol 1-0 Inter de Limeira

No domingo, 14, às 11 horas da manhã se enfrentavam Mirassol e Internacional de Limeira, as equipes que atravessavam momentos diferentes no torneio prometiam um jogo interessante. Com a bola rolando o que prevaleceu foi o equilíbrio, a Inter de Limeira mostrou grande poder defensivo e assim impedia o ataque do Mirassol de chegar próximo ao gol de Rafael Pin, quando chegaram o goleiro salvou, e assim o primeiro tempo terminou sem gols. A segunda etapa começava da mesma forma da primeira, e foi assim até os acréscimos, quando Pedro Lucas fez o 1 a 0 para o Mirassol, gol esse que foi anulado logo em seguida pelo VAR, porém, logo em seguida Rafinha marcou novamente para os donos da casa, e dessa vez o gol foi validado, ao fim, 1 a 0 para os donos da casa.

Palmeiras 2-0 Ferroviária

Outra grande partida do torneio aconteceu no Allianz Parque, no domingo, 14, o Palmeiras que ainda usava uma equipe de transição no torneio enfrentou a Ferroviária , que fazia um Paulistão bem elogiável e tinha o artilheiro do torneio, Bruno Mezenga. Primeiro tempo de muita posse de bola dos donos da casa e pouca inspiração ofensiva, a Ferroviária conseguiu se postar bem na defesa e não deixava o Palmeiras se aproximar do gol, foi assim durante toda a primeira etapa que se encerrou em 0 a 0. O segundo tempo teve mais equilíbrio, o motivo disso foi o gol logo cedo marcado pelo Palmeiras, Danilo completou de cabeça depois de jogada ensaiada, após o gol a Ferroviária conseguiu ter mais poder ofensivo, mas não chegou a marcar gols, os donos da casa por outro lado marcou novamente, aos 48 minutos, Rafael Elias – Papagaio – marcou o 2 a 0 e deu números finais a partida.

Red Bull Bragantino 2-1 Santo André

O Red Bull Bragantino recebeu o Santo André na noite do domingo, 14, para a disputa de uma partida em que era o grande favorito, com a bola rolando isso foi deixado bem claro, aos 2 minutos de jogo, Claudinho fez 1 a 0 para os donos da casa, aos 14 minutos pênalti marcado para o Bragantino, mas anulado logo em seguida pelo VAR, e esse foi o enredo de todo o primeiro tempo, domínio total do Bragantino em relação ao Santo André, no final da primeira etapa 1 a 0 era o placar. Segundo tempo começou e gol do bragantino, aos 5 minutos o centroavante Ytalo ampliava para os donos da casa, 2 a 0, após o gol os visitantes começaram a buscar mais o ataque e chegavam mais próximos de marcar, assim, aos 27 minutos, Fernandinho diminuiu para a equipe do ABC paulista, o visitante ainda buscou o empate, porém, sem sucesso, no fim Red Bull Bragantino 2-1 Santo André.

São Caetano 0-1 Corinthians

Em São Caetano, no estádio Anacleto Campanella acontecia a última partida da rodada – simultaneamente com Red Bull Bragantino e Santo André – os donos da casa recebiam um Corinthians embalado depois de uma vitória na rodada anterior e com diversos jogadores de volta depois do surto de Covid-19 no elenco. Com a bola rolando foi visto muito pouco de inspiração, o gramado pesado e o medo de perder maior que a vontade de ganhar das duas equipes evitava que grandes coisas acontecessem, aos 42 minutos do primeiro tempo o Corinthians fez o 1 a 0 com Bruno Méndez de cabeça depois de cobrança de escanteio de Otero, e assim se encerrava a primeira parte do jogo. A segunda etapa continuou da mesma forma e as duas equipes não conseguiam levar perigo para as metas adversárias, terminando sem mais gols, Corinthians 1 a 0 São Caetano.

Com o fim da quarta rodada do Paulistão entra em uma provável pausa, o governo do estado de São Paulo decretou Lock Down e por conta disso as partidas de futebol não poderão acontecer durante o período, a FPF por outro lado busca alternativas para a realização das partidas, a fim de não complicar o calendário das equipes. Enquanto não temos a decisão final, vamos conferir a classificação:

Grupo A:

Corinthians: 8 pontos

Santo André: 5 pontos

Inter de Limeira: 3 pontos

Botafogo: 1 ponto

Grupo B:

São Paulo: 7 pontos

Ferroviária: 7 pontos

Ponte Preta: 4 pontos

São Bento: 1 ponto

Grupo C:

RB Bragantino: 8 pontos

Palmeiras: 7 pontos

Ituano: 7 pontos

Novorizontino: 5 pontos

Grupo D: 

Mirassol: 8 pontos

Guarani: 5 pontos

Santos: 5 pontos

São Caetano: 1 ponto

Foto de capa: Divulgação Santos.

Tomaz Morais

Jornalista de 23 anos, corintiano e amante de todos os esportes.

Últimos Posts

Em seu segundo acesso com o Athletic, Ynaiã mira o título da Série C

Ynaiã, lateral direito do Athletic, segue acumulando conquistas importantes em sua carreira. No último sábado (05), o atleta ajudou a…

11 de outubro de 2024

Matheus Vieira mira as semifinais da Coppa Itália de Umbria e sonha com acesso à 4ª divisão italiana

Em sua segunda passagem pelo futebol italiano, o jogador do Ellera Calcio busca consolidar sua trajetória de superação com o…

1 de outubro de 2024

Orlando Ribeiro, técnico do Santos, projeta estreia no Brasileiro de Aspirantes com foco na formação de novos talentos

Com bastante experiência nas categorias de base do Santos, Orlando Ribeiro terá seu primeiro desafio no Brasileiro de Aspirantes.

24 de setembro de 2024