|

São Caetano desiste da disputa do Campeonato Brasileiro Série D

O futebol está sendo atingido em vários níveis por conta da pandemia de coronavírus, causador da doença covid-19. No Brasil, ainda não há nenhuma certeza sobre quando as competições voltarão. No dia 15 de março, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão de todas as competições nacionais.

Com isso, o São Caetano Futebol Ltda encaminhou um nesta quarta-feira (22) para a Federação Paulista de Futebol (FPF) desistindo da disputa do Campeonato Brasileiro da Série D em 2020. A competição estava programada para começar em maio.

“Esta foi uma medida bastante pensada e extrema, que infelizmente precisou ser tomada, em decorrência dos problemas e todas as incertezas que envolvem o futebol brasileiro e o seu calendário de competições” informou o São Caetano em comunicado.

“Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários”, completou.

Ainda de acordo com o comunicado do Clube, o São Caetano vai disputar neste 2020 os jogos que faltam para o término da Série A2 do Campeonato Paulista e a Copa Paulista.

São Caetano é campeão da Copa Paulista 2019
São Caetano foi o último campeão da Copa Paulista (Divulgação/FPF)

Herdeiro da vaga

A vaga do São Caetano foi conquistada via Copa Paulista de 2019, que o Clube foi campeão e o XV de Piracicaba vice. Por ser o campeão, o Azulão poderia escolher entre uma vaga para a Copa do Brasil de 2020 e o Brasileirão Série D. À época, o time do ABC escolheu a quarta divisão.

Assim, o XV de Piracicaba ganhou uma vaga na primeira fase da Copa do Brasil deste ano. O time paulista eliminou o Londrina na primeira fase e caiu para o Juventude nos pênaltis na segunda fase. Por já participar de uma competição, o XV não pode ser beneficiado duas vezes.

Com esse cenário, a vaga, de acordo com o regulamento da Copa Paulista, vai para o time sem competição nacional melhor colocado. O terceiro seria o Mirassol, mas a equipe também já tem vaga na Série D. O quarto colocado da Copa foi o São Bernardo, rival do Azulão no ABC Paulista.

“Caso o clube campeão ou vice-campeão tenha o direito a vaga para a disputa da Copa do Brasil de 2020 ou do Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C ou D, a vaga será ocupado pelo melhor colocado na Copa Paulista de 2019, excluindo os clubes já classificados aos campeonatos anteriormente citados”, explica o regulamento da Copa Paulista.

Como a decisão do São Caetano foi anunciada nesta quarta-feira (22) e o São Bernardo, agora classificado à Série D, ainda não se manifestou sobre a herança. A FPF também ainda não se manifestou.

Campanhas históricas do São Caetano

O Azulão do ABC começou sua trajetória no futebol em 1989 e teve uma ascensão meteórica durante seus primeiros 10 anos. Em 1991, a equipe estreava na Série A3 do Campeonato Paulista e em 2000 fazia sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro.

Logo na sua primeira participação, a equipe foi vice-campeã para o Vasco em 2000 e em 2001 repetiu a dose, sendo vice para o Athletico Paranaense. Com essas ótimas campanhas nacionais, o time foi para a Copa Libertadores da América três vezes.

Na segunda participação na maior competição do continente, o São Caetano ficou no “quase”. Na campanha, o Azulão derrubou grandes equipes, mas caiu diante da última. Entre elas, estavam a Universidad de Chile, Peñarol e o América do México, mas perdeu a final nos pênaltis para o Olímpia. Após vencer no Paraguai, o time sofreu o revés no Pacaembu e ficou com o vice-campeonato da América. Confira mais sobre essa história no link abaixo:

Depois do grande sucesso, o São Caetano começou sua queda em 2006 com o rebaixamento da Série A. Em 2013, caiu para Série C e no ano seguinte também teve o descenso para quarta divisão nacional. Hoje, a equipe se encontra na Série A2 Paulista, muito longe de seus grandes dias.

Foto de capa: Divulgação/São Caetano