No segundo episódio da série de matérias com treinadores do Campeonato Piauiense entrevistaremos o técnico Dejair Ferreira,que irá comandar o Parnahyba. Dejair já foi auxiliar-técnico de Flávio Araújo, que está no 4 de Julho, e na última temporada comandou o Timon-PI, pelo estadual.
Entrevista:
Cayo Vinícius [MF]:O Parnahyba, um dos mais tradicionais e o mais antigo clube piauiense, está desde 2013 sem ganhar o Campeonato Piauiense. Para você, qual será o principal objetivo do clube na competição?
Dejair Ferreira: Na verdade são 7 anos, né, sem título, e o objetivo, não só meu, como da diretoria, comissão técnica e principalmente do torcedor é de ser campeão nessa temporada de 2021. É pra isso que a gente está trabalhando, pra fazer um campeonato forte e que nós possamos ir em busca do título.
Cayo Vinícius [MF]: No ano passado você treinou o Timon-PI e não conseguiu, apesar de ter lutado até o fim, evitar o trágico rebaixamento do clube. O que pretende melhorar da última temporada e qual a sua visão sobre o futebol piauiense?
Dejair Ferreira: Ano passado tive uma experiência muito boa no Timon e, infelizmente, não conseguimos alcançar nosso objetivo. Cheguei tarde demais, mesmo assim a equipe teve uma evolução, um crescimento bom. O futebol piauiense é muito competitivo, bastante equilibrado, e, nesse ano de 2021 não será diferente. A gente tem que se preparar bem para fazer um belíssimo campeonato.
Cayo Vinícius [MF]:Você já trabalhou como auxiliar-técnico de Flávio Araújo, o “rei do acesso”, que está no 4 de Julho. Como você definiria o estilo de jogo dos seus times nas partidas?
Dejair Ferreira: Trabalhar com o Flávio foi uma experiência gratificante, serviu para meu crescimento como treinador. Ele é um treinador super vitorioso e tenho que me inspirar nesse tipo de profissional. Eu gosto que meus times tenham bastante intensidade, bem organizado dentro de campo e vai ser dessa maneira que vamos tentar fazer o Campeonato Piauiense
Dejair ao lado de Flávio no Sampaio Corrêa. Foto: ge
Cayo Vinícius [MF]:A chegada de Nahuel Cisneros chamou atenção por conta do currículo do jogador argentino. Como foi feito o mapeamento do mercado para montagem do elenco?
Dejair Ferreira: A montagem do elenco ficou a cargo do nosso gerente de futebol Ricardo Pereira, um gerente que já passou pelo futebol piauiense e foi bicampeão piauiense pelo Altos. Os jogadores foram escolhidos à dedo e o Cisneros teve esse mesmo tratamento. Ele é um jogador de muita qualidade que tenho certeza que vai me ajudar bastante na competição
Cayo Vinícius [MF]:Jânio Daniel e Rian são os reforços mais recentes a chegarem no Tubarão. O Parnahyba ainda pretende ir ao mercado e quais as posições que você considera mais importantes para possíveis reforços?
Dejair Ferreira: Teve a chegada do Jânio Daniel e Rian, jogadores que já atuaram aqui pelo Parnahyba e têm essa identificação com a cidade, com o clube. A gente ainda está monitorando o mercado e, por conta da pandemia, temos muita dificuldade financeira, mas a diretoria está fazendo o possível e o impossível para que possa trazer jogadores de qualidade. Quando aparecer um jogador de qualidade e numa posição que precisamos melhoras, vamos tentar trazer para qualificar ainda mais o elenco.
Cayo Vinícius [MF]:Analisando os outros clubes da competição, quais você acha que devem chehar mais fortes no campeonato e quais devem correr por fora na briga do título?
Dejair Ferreira: Todas as equipes têm condição de brigar pelo título. Tenho conversado bastante com os atletas, para mentalizarmos que é possível, que nós podemos, que precisamos trabalhar, confiar, acreditar e, principalmente, ser corajosos, para irmos em busca do título do Campeonato Piauiense 2021.
Cayo Vinícius [MF]: O Parnahyba tem uma das melhores médias de público em seu estádio entre os clubes piauienses. Você acha que a falta da torcida por conta da pandemia é um fator que pode faltar ao clube em uma possível briga pelo título?
Dejair Ferreira: Talvez esse seja o grande diferencial. A nossa média de 3, 4 mil pessoas por jogo, que, infelizmente, devido a pandemia, não teremos esse apoio no estádio. A gente tem que se acostumar, o mais importante é dentro de campo corresponder a expectativa do torcedor.
Cayo Vinícius [MF]:E nessa última pergunta, peço para que você envie um recado para a torcida do Parnahyba sobre o que esperar no ano de 2021.
Dejair Ferreira: O torcedor pode esperar uma equipe competitiva, organizada, uma equipe que vai ter muita vontade e qualidade, tecnicamente e taticamente. Vamos fazer do Parnahyba uma equipe forte e que briga pelo título, é isso que o torcedor espera, e vontade não vai faltar, nem por parte do nosso elenco, nem da diretoria. A vontade de trabalhar, acertar, e, principalmente, de chegar na final do campeonato é grande.
A estréia do Parnahyba no Campeonato Piauiense é contra o Picos, no próximo dia 20.