Categorias: CBF

Clubes se reúnem com presidente Jair Bolsonaro e deputados por apoio à lei do mandante

Dirigentes de clubes das Séries A e B estão em Brasília desde ontem (30) para uma série de encontros com o objetivo de reforçar apoio à lei do mandante.

O grupo já esteve com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também se reuniu com deputados federais durante a manhã de hoje (1) e conseguiu um encontro com o presidente Jair Bolsonaro.

A informação foi dada pelo portal “UOL Esporte” através dos jornalistas Igor Siqueira e Leo Burlá.

A origem da mobilização atual é um projeto de lei do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que tem como objetivo alterar a Lei Pelé para permitir que os clubes escolham livremente onde exercer o mando de campo. Há um veto da CBF a esse tipo de iniciativa na reta final do Brasileirão.

Os clubes que compõem o Movimento Futebol Mais Livre enxergam uma oportunidade de inserir também na pauta a questão dos direitos de transmissão. Em 2020, o presidente Bolsonaro editou uma Medida Provisória que permitia ao mandante negociar o próprio direito de arena, independentemente de contratos que o time visitante tivesse firmado. A junção desse projeto já ganhou no nome de MP do Futebol Livre.

Roberto Trinas, executivo de marketing do Palmeiras, e Gustavo Oliveira, vice-presidente de marketing e comunicação do Flamengo, estão na comitiva dos clubes.

No café da manhã organizado em um hotel, a escalação de deputados federais teve Luiz Lima (PSL-RJ), Celina Leão (PP-DF), Felipe Carreras (PSB-PE), Jhonathan de Jesus (PRB-RR), Aliel Machado (PSB-PR), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) e Julio Delgado (PSB-MG).

No almoço, Rafael Tenório, presidente do CSA, entregou a Bolsonaro uma camisa do clube alagoano. Ele também tinha levado uma peça para Arthur Lira, na véspera, que é seu conterrâneo.

Na tarde de hoje, ainda estão previstos encontros com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com o ministro da Cidadania, João Roma, e com o secretário nacional de futebol, Ronaldo Lima.

Os clubes da Série B iniciam no ano que vem a negociação dos contratos de direitos de transmissão que entrarão em vigor em 2023. Os contratos da Série A vão até 2024.

Apesar do recente movimento da liga para futuramente organizar o Brasileirão, os dirigentes asseguram o cumprimento dos acordos até lá.

Thales Lima

Jornalista por formação e apaixonado por esportes.

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025