Categorias: CBF

‘Emenda Globo’ tenta diminuir perdas da emissora em ‘Lei do Mandante’, que deve ser votada no Congresso Nacional

O texto da MP do Mandante (ou Lei do Mandante) está sendo discutido no Congresso Nacional e a forma com que ele seguirá para aprovação – ou não – pode mudar os rumos do direito televisivo esportivo no país.

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) tenta inserir no texto uma ‘Emenda Globo’ que pode minimizar o impacto de exclusividade da emissora, já que o texto original enviado pelo Governo Federal passa todo o poder para os clubes mandantes.

– Art. 42-A. Pertence à entidade de prática desportiva de futebol mandante o direito de arena sobre o espetáculo desportivo.(..) § 1o Para fins do disposto no caput, o direito de arena consiste na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens do espetáculo desportivo, por qualquer meio ou processo – diz trecho do texto divulgado pelo ‘Uol’.

A ‘Emenda Globo’ pretende proteger os direitos já negociados pela emissora e fazer com que o texto passe a valer somente em contratos que sejam assinados após o projeto ser votado e – ocasionalmente – aprovado. Caso isso não seja possível, a Globo já fez, inclusive, sinalizações que pretende renegociar os contratos pela perda de exclusividade em alguns jogos.

Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do ‘Uol Esportes’, o maior beneficiado em caso de uma aprovação sem a ‘Emenda Globo’ é a TNT Sports, que tem contratos com alguns clubes e só pode, atualmente, transmitir jogos que são disputados entre dois clubes que fizeram acordo com a TV da Warner.

Com a MP, a TNT Sports, que tem direito a 42 partidas do Brasileiro, passará a ter direito de 133 jogos. Podendo passar até dois jogos por rodada, o total chegaria a 76 jogos, e isso poderá incluir partidas de clubes com quem ela tem acordo contra outros que tem acordo com a Globo, como Flamengo, São Paulo e Corinthians.

A Globo terá direito a 19 jogos extras no pay-per-view, do Athletico-PR como visitante, e 247 partidas no SporTV. Mas passará a perder a exclusividade em vários jogos, que poderão ser transmitidos pela TNT Sports.

Ainda segundo o jornalista Rodrigo Mattos, a MP do Mandante parece ter clima favorável para ser votada e aprovada no Congresso Nacional, vale ficar no aguardo para descobrir ser as mudanças no texto vão conseguir beneficiar a Globo ou se fará uma mudança substancial no direito esportivo.

Thales Lima

Jornalista por formação e apaixonado por esportes.

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025